Cotidiano

No rádio, Crivella comenta boatos e Freixo repete apresentação

crivellafreixo2.jpgRIO ? Enquanto Marcelo Freixo (PSOL) apresentou, nesta terça-feira, o mesmo programa de segunda-feira no rádio, no qual se apresentava e contava um pouco de sua trajetória política, Marcelo Crivella (PRB) inovou ao aproveitar os 10 minutos que tem, por apresentação, para criar um espaço chamado Verdade ou Mentira?, para desmentir ou reafirmar boatos que, segundo o candidato, estão aparecendo durante a sua candidatura. O quadro apareceu duas vezes durante o horário e, na primeira, Crivella desmente a possibilidade de participação do ex-governador do Rio, Anthony Garotinho (PR) em seu mandato.

? O Garotinho não vai participar do meu governo. Ninguém me pediu isso. Do PR, eu trouxe Fernando Mac Dowell para ser meu vice. É engenheiro e ficha limpa como eu. Um dos maiores especialistas em transporte. Aliás, todo o meu secretariado vai ser ficha limpa e de alta capacidade técnica – disse Crivella.

Na segunda aparição do Verdade ou Mentira?, Crivella afirma que é ?ficha limpa?, se referindo a ao fato de não estar ?envolvido em escândalos? políticos.

? Há 14 anos sou senador da República. Nesse período eu fui Ministro da Pesca e quase dobrei a produção nacional. Eu nunca estive envolvido em escândalo, nem o meu partido, PRB, que fundei com o saudoso José Alencar. Só sirvo à população do Rio de Janeiro.

Crivella ainda usou o tempo de rádio para apresentar propostas para a saúde, como a criação de 20 clínicas de especialistas até 2020 e o incremento de 250 milhões no orçamento anual da pasta, para a manutenção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e dos hospitais de emergência. O candidato ainda citou a primeira pesquisa Datafolha para o segundo turno e divulgada na última quinta-feira, que mostra Crivella com 62% dos votos válidos.

Nesta terça, Freixo não apresentou novidades com relação ao programa veiculado no dia anterior. O candidato chegou a usar 2m50seg do seu tempo no rádio para apresentar o jingle de campanha na íntegra, com a participação de celebridades como Chico Buarque e Teresa Cristina.

Uma narração disse que, no primeiro turno, mais de 500 mil cariocas apostaram em Freixo e, em um áudio gravado no dia do primeiro turno, Freixo se dizia emocionado com as manifestações de apoio que vem recebendo dos eleitores nas ruas. A campanha também apresentou um trecho do discurso de Freixo na Cinelândia, no mesmo dia, quando ele já estava confirmado no segundo turno, em que o candidato afirma que ?a dignidade não pode ter CEP na cidade do Rio de Janeiro?, frase repetida por ele nesta terça-feira, para se referir ao tratamento dado à Segurança Pública nas diferentes regiões do município.

O programa do candidato do PSOL ainda apresenta um corpo de servidores técnicos, como professores universitários, médicos e especialistas em segurança, que afirmam que vão ?governar com Freixo?, em uma alusão do poderá ser o secretariado do candidato, caso eleito.

Na televisão, os candidatos repetiram o programa exibido no dia anterior. O programa de Freixo mostrou o candidato em seu carro, a caminho do local de voto no primeiro turno, falando sobre a interação positiva com os eleitores, e apresentou o jingle de campanha. Já Crivella apareceu ao lado do candidato a vice, Fernando Mac Dowell, conversando com jovens sobre oportunidades de emprego em comunidades de baixa renda.