Cotidiano

No PTI: Representantes dos Brics discutem ciência e inovação

Evento segue até esta terça-feira com uma série de discussões de interesse dos países que compõem o bloco

No PTI: Representantes dos Brics discutem ciência e inovação

Foz do Iguaçu – Mantido pela maior geradora de energia limpa e renovável do planeta – a Itaipu Binacional -, o PTI (Parque Tecnológico Itaipu) foi escolhido para sediar a partir de ontem (13) a reunião do Grupo de Trabalho sobre Parceria para Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo dos Brics – bloco composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Durante a abertura do 3º encontro desse grupo dos Brics, o diretor do Departamento de Promoção Tecnológica do Ministério de Relações Exteriores, embaixador Achilles Zaluar, destacou que o PTI é um centro para inovação e tecnologia na América do Sul e, com a cooperação dos Brics, será um centro para todo o mundo.

O diretor superintendente interino e diretor administrativo-financeiro do PTI, Flaviano da Costa Masnik, recepcionou as autoridades e os representantes dos Brics.

Masnik fez uma contextualização sobre a atuação do PTI, criado pela Itaipu em 2003 para dar suporte ao cumprimento da missão da hidrelétrica em promover o desenvolvimento da região. “Espero que o PTI seja um ambiente inspirador para nivelar o conhecimento sobre parques tecnológicos, com importante participação na Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e também sobre computadores de alto desempenho”, afirmou Masnik.

O embaixador Achilles Zaluar ressaltou que, dentre os motivos da escolha do PTI para sediar o evento, está o fato de a Itaipu ser “uma das fontes de orgulho da nação brasileira”, responsável por grande parte da energia que abastece o Brasil e a maior parte do Paraguai. “Mas isso é uma conquista passada. Temos um futuro à nossa frente, e o futuro, como vocês sabem, é ciência, tecnologia e inovação, e essa é a missão do Parque Tecnológico Itaipu”.

Programação

Ontem os representantes dos Brics debateram a cooperação em transferência de tecnologia e as atividades do 4º Fórum de Jovens Cientistas dos Brics. Nesta terça-feira (14), o evento tem continuidade no PTI, quando será discutida a próxima reunião do Grupo de Trabalho sobre Parceria para Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo e os representantes dos países que compõem o bloco acompanharão uma apresentação sobre os projetos desenvolvidos no PTI. No período da tarde, o grupo fará uma visita técnica à Itaipu e à unidade de produção de biogás da usina.