Cotidiano

No Planalto, servidores pedem saída do ministro da Transparência

BRASÍLIA – Cerca de 300 servidores da antiga Controladoria-Geral da União (CGU), segundo os organizadores, pediram a saída do ministro da Transparência, Fabiano Silveira, em frente ao Palácio do Planalto. Em conversas divulgadas pelo “Fantástico” neste domingo, Silveira critica a condução da Lava-Jato e orienta o presidente do Senado, Renan Calheiros, a como agir no processo.

Em protesto na tarde desta segunda-feira, o presidente do Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças de Controle da CGU (Unacon), Rudinei Marques, afirmou que quase a totalidade dos 250 servidores em cargos de chefia do órgão no país deixaram esses postos, em protesto à permanência de Fabiano Silveira à frente do ministério. O comando do movimento contra Silveira estimou que entre 300 a 400 servidores protestam em frente ao Palácio do Planalto.

— Não vamos aceitar a manutenção desse senhor à frente do ministério. Ele demonstrou que não zela pela transparência, mas que atua a favor de aliados políticos e assim irá explorar o cargo. Seja qual for a decisão do Temer, para nós ele está fora. Não vamos sossegar — disse Marques.

Os manifestantes exibiam faixas com dizeres como “Fora capanga de Renan!”, “Temer demite” e “Procurado! Cadeia já!”. Eles também pedem que a CGU volte a ter status de ministério. Mais cedo, nesta segunda-feira, os servidores “lavaram” com vassouras e água a porta do gabinete do ministro da Transparência.

O presidente interino Michel Temer decidiu, por enquanto, manter o ministro. A avaliação feita em reunião no Planalto hoje foi que não surgirão fatos novos sobre as gravações de Silveira, e que ele somente teria dado “opiniões esperadas” de uma pessoa do meio jurídico.