Cotidiano

No Paraná, 95% dos imóveis rurais estão inscritos no CAR

Os números foram apresentados pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em reunião com diretores e técnicos da instituição e do Instituto das Águas

Curitiba – O Paraná tem 353 mil imóveis rurais inseridos no CAR (Cadastro Ambiental Rural). Foram registrados no Sicar (Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural) 95% dos imóveis rurais, o que representa 94% da área passível de cadastro em todo o Estado.

Os números foram apresentados pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) em reunião com diretores e técnicos da instituição e do Instituto das Águas. Durante o encontro, foram compartilhados os dados e informações referentes aos dois anos de CAR no Paraná.

No Paraná, o cadastramento dos imóveis envolveu as secretarias da Agricultura e do Abastecimento e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o IAP, IFPR (Instituto Florestal do Paraná) e a Emater. Também foram parceiros o Sistema Ocepar, a Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), a Fetaep (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná), a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal e a Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná).

“O relatório mostra o sucesso do trabalho de incentivo que o Governo do Estado fez com entidades de classe e sindicatos rurais para garantir que ninguém perdesse os benefícios previstos em lei, além de esclarecer como os cadastros devem ser feitos”, explica o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto.

A reunião também serviu para apresentar propostas para a integração dos dados do CAR com o SGA (Sistema de Gestão Ambiental) utilizado pelo IAP no licenciamento ambiental, para otimizar o monitoramento no Estado.

“Queremos proporcionar condições para que os proprietários rurais possam regularizar as áreas frente à legislação ambiental vigente e, assim, possamos acompanhar a restauração e a conservação dos remanescentes florestais por imóvel rural”, conta Mariese Cargnin Muchailh, diretora de Restauração e Monitoramento Florestal do IAP.