Saúde

No oeste, 18% dos pacientes com covid precisaram ser internados

Na medida em que a pandemia foi avançando no Brasil, a estrutura de saúde precisou ser ampliada

Hospitais comemoram toda alta de pacientes que venceram a covid - Foto: Divulgação
Hospitais comemoram toda alta de pacientes que venceram a covid - Foto: Divulgação

Cascavel – Depois de 12 dias internado na UTI do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), em Cascavel, Claudio Roberto Pereira, de 60 anos, ficou sabendo que poderia voltar para casa. Ele havia vencido a covid-19.

Cláudio é uma das 1.242 pessoas que contraíram o novo coronavírus e precisaram de internamento hospitalar na Macro-Oeste desde março, quando a região começou a batalha contra a pandemia.

A macrorregião compreende cinco Regionais de Saúde (Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Pato Branco e Francisco Beltrão). De março até o dia 1º de julho, tinham confirmados 6.888 casos da doença, dos quais 18% ficaram internados. Desses, a maioria (90%), assim como Cláudio, voltaram para casa. Outros 112 não sobreviveram ao vírus.

Na medida em que a pandemia foi avançando no Brasil, a estrutura de saúde precisou ser ampliada. Para se ter uma ideia, no dia 18 de abril, o boletim da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) informava 62 leitos de UTI adulto, com 23% de taxa de ocupação; dois de UTI pediátrica, com 8% de ocupação; 124 leitos de enfermaria adulto, com 15% de ocupação; e, ainda, três de enfermaria pediátrica (3% de taxa de ocupação), todos exclusivos para covid-19.

Julho começou com cenário bem diferente. A região tinha 104 leitos de UTI adulto, dois de UTI pediátrica, 166 de enfermaria adulto e seis de enfermaria pediátrica. Estrutura que, embora 45% maior que a de abril, vem apresentando esgotamento dia a dia, com taxas de ocupação que se aproximam perigosamente de 100%.

Hospitais com Alas Covid-19

A 7ª Regional de Saúde, de Pato Branco, atende pacientes com coronavírus no Hospital Santa Pelizzari de Palmas, no Instituto São Lucas, e na Policlínica de Pato Branco. A 8ª Regional de Saúde, de Francisco Beltrão, atende pacientes no Hospital Regional de Francisco Beltrão. A 9ª Regional de Saúde, em Foz do Iguaçu, atende pacientes no Hospital Municipal e no Hospital Ministro Costa Cavalcanti, ambos em Foz. A 10ª Regional, em Cascavel, tem leitos covid no HU (Hospital Universitário), no Hospital São Lucas e no Hospital de Retaguarda, todos em Cascavel. E a 20ª Regional, de Toledo, atende no Hoesp (Bom Jesus), em Toledo, e no Hospital Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand.