Variedades

No Litoral, veranistas aprovam passarelas de acessibilidade nas praias

Instaladas junto aos mesmos pontos das cadeiras anfíbias para o banho de mar, as passarelas passaram a ser utilizadas por todos os veranistas

No Litoral, veranistas aprovam passarelas de acessibilidade nas praias

Nesta temporada Verão Paraná, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) instalou 190 metros de passarelas de acessibilidade sobre a areia, interligando as calçadas até a parte úmida das areias em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral. As passarelas facilitam o acesso de cadeirantes, de idosos e de pessoas com baixa mobilidade até o mar.

Instaladas junto aos mesmos pontos das cadeiras anfíbias para o banho de mar, as passarelas passaram a ser utilizadas por todos os veranistas. “Esta foi a primeira vez que instalamos as passarelas e percebemos a aprovação de todos que frequentam a praia, mesmo por quem poderia ir da calçada até a beira-mar sem muitas dificuldades”, explica a gestora ambiental da Sanepar, Roselis de Oliveira Presznhuk.

Entre os usuários das passarelas, está o cadeirante Spyridon Pitsilos, que utilizou a do balneário de Shangri-lá. “Achei uma excelente ideia e uma grande iniciativa. Geralmente, eu espero chover para poder passar pela areia e ir até a beira da praia. Com a passarela, ficou bem mais fácil para mim e para os outros que têm o mesmo problema que eu. Parabenizo quem teve a iniciativa e quem está trabalhando aqui também”, diz.

A veranista Tayná Oliveira Marinho também gostou da novidade. “Eu uso um carrinho de bebê para levar a minha filha até a beira da praia. É bem difícil chegar até ali por causa da areia fofa. Acho bem interessante, principalmente para os cadeirantes, que também querem aproveitar a praia”.

Os serviços das passarelas de acessibilidade e das cadeiras anfíbias foram realizados durante o mês de janeiro, em parceria com as secretarias de Estado da Educação e do Esporte; e da Justiça, Família e Trabalho. Foram registrados mais de 90 atendimentos com cadeiras anfíbias nesta temporada.

AEN