Cotidiano

No coração de Paris, ataque ao Louvre ameaça o turismo na França

FRANCE-SHOOTING_-G7P33Q1A1.1.jpg

PARIS ? O novo ataque considerado de caráter terrorista vem como mais uma ameaça para o turismo na França. O país que já sofreu uma série de atentados nos últimos dois anos deste vez foi afetado no coração da sua capital, Paris. O museu do Louvre, um dos pontos turísticos mais procurados do mundo, foi palco de cenas de pânico para os seus visitantes nesta sexta-feira: um homem armado foi baleado após tentar atacar um soldado com uma faca, o que obrigou todos a ficarem confinados no edifício por cerca de duas horas.

Os turistas foram retirados por autoridades depois de terem sido mantidos e confinamento no museu. Ao “Le Parisien”, uma turista relatou que o museu foi tomado pelo pânico na hora do confinamento:

? Todos estavam em pânico. Ouvi tiros, pelo menos quatro. Foi bizarro. Ninguém sabia o que fazer. Eu vi pessoas correndo. Todos estavam em pânico.

O jornal “Le Figaro” publicou uma imagem que, capturada por um turista chinês, mostra o momento em que o agressor estava caído entre agentes de segurança.frança.jpg

Em seu Twitter, o Ministério do Interior disse que o episódio desta sexta-feira lembra que a ameaça terrorista ainda existe e manter a segurança do país é responsabilidade de todos. A área foi esvaziada, e o museu, fechado.

? Estamos lidando com um ataque de um indivíduo que era claramente agressivo e representava uma ameaça direta, e cujos comentários nos levam a pensar que ele gostaria de ter realizado um incidente terrorista ? disse a repórteres o chefe da força policial da capital francesa, Michel Cadot.

A França foi atingida por uma série de atentados nos últimos dois anos, incluindo os atentados de 13 de novembro de 2015, que mataram 130 pessoas, e o de Nice, em 2016, com 84 mortos. Após o episódio, a líder da extrema-direita, Marine Le Pen, que concorre às eleições presidenciais deste ano, reforçou o seu discurso de crítica às autoridades francesas.

“O veneno do terrorismo islâmico está longe de ter sido erradicado, e a gravidade do problema não foi compreendida pelas autoridades responsáveis”, escreveu em comunicado a candidata. Turismo francês ameaçado após atentado em Museu do Louvre