Cotidiano

No Brasil para lançar ?Snowden?, Oliver Stone aposta em vitória de Hillary

62567226_SC São Paulo SP 07-11-2016 - Oliver Stone diretor do filme Snowde.jpgSÃO PAULO – De passagem pelo Brasil para promover ?Snowden: Herói ou traidor?, que estreia na quinta-feira, o cineasta americano Oliver Stone comentou nesta segunda-feira as eleições presidenciais dos Estados Unidos que acontecem hoje. A disputa, que coloca frente a frente o candidato do Partido Republicano, Donald Trump, e a candidata do Partido Democrata, Hillary Clinton, foi comparada por ele a um verdadeiro leilão:

? Você tem que se vender aos interesses das grandes corporações, do complexo industrial militar, da quadrilha de Wall Street e das grandes empresas de mídia. E para se vender tem que dizer o que eles querem ouvir. Como dá para trazer inovação e mudança desse jeito? Não se pode falar a verdade. Você tem que mentir para vencer ? disse ele, em entrevista a O GLOBO, em São Paulo.

Para Stone, a vitória de Hillary está garantida. No entanto, isso não significa que ele veja um horizonte positivo:

? Clinton vai ganhar e teremos ela como presidente. Vamos ficar felizes na Europa e no Brasil, com manchetes estúpidas do tipo: “Graças a Deus, Clinton ganhou!”. Vamos esperar e ver. Em seis meses, vamos nos arrepender.

Para o diretor de filmes de viés fortemente políticos como ?JFK – A pergunta que não quer calar? (1991), ?Nixon? (1995), ?W.? (2008) e ?Ao sul da fronteira? (2009), a melhor solução seria uma ?terceira via?:

? Quem sabe se Bernie Sanders tivesse ganhado as primárias democratas e concorresse? ? perguntou, em tom de retórica. ? Não é o fim do mundo, o que se pode fazer. Se Hillary ficar descontrolada, pode ser que as forças neoconservadoras que governam secretamente os EUA a contenham. Acho que um campo magnético baixou em Washington e deixou todo mundo louco.

?Snowden? conta a história do ex-prestador de serviços da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) e ex-funcionário da Agência Central de Informações (CIA) Edward Snowden, que em 2013 revelou programas secretos de vigilância em massa do governo dos Estados Unidos e vazou documentos comprovando espionagem de chefes de Estado estrangeiros, incluindo a então presidente brasileira Dilma Rousseff. No elenco, Joseph Gordon-Levitt faz o papel-título e Shailene Woods a de Lindsay, namorada do técnico em informática.