Cotidiano

No Brasil, Malala diz que voto consciente é melhor forma de mudar um país

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, afirmou que o "voto consciente" é a arma mais poderosa para mudar e melhorar um país, considerando que a educação das mulheres deve ser uma prioridade para os candidatos, faltando três meses para as eleições presidenciais do Brasil.

"O poder está nas mãos de vocês e esse poder é o voto. Portanto, usem esse poder para votar e escolher quem vocês acreditam que podem representá-los bem", afirmou Malala em um debate sobre educação e empoderamento das mulheres na capital paulista.

Ao lado de ativistas e educadoras brasileiras, Malala, de 20 anos, considerou que a educação das mulheres ao longo prazo é o "melhor investimento possível" e deve ser uma "prioridade máxima" para os candidatos que disputarão as eleições de outubro.

"A educação não se trata simplesmente de aprender a ler ou escrever, tem a ver com empoderamento e a emancipação da mulher", disse Malala aos cerca de 800 pessoas que encheram o auditório do Parque do Ibirapuera.

Um dos nomes mais conhecidos e influentes na luta em favor dos direitos das mulheres, Malala anunciou que iniciará muito em breve no Brasil um projeto pessoal para fomentar a educação das meninas, mas não deu detalhes sobre a iniciativa.

Segundo a ativista, estima-se que esse direito básico é negado a 1,5 milhão de mulheres no Brasil.

Em discurso, Malala, que foi baleada pelos talibãs aos 15 anos pelo desejo de frequentar a escola, afirmou que não deve haver espaço para o ódio e a vingança.

"Quando alguém está focado na raiva, perde a energia da mensagem que há nas suas palavras. (…) Quando você entrega sua mensagem de uma maneira pacífica, há muito poder nela. Embora a resposta não venha de maneira rápida, há poder ali", destacou a ativista.