Cotidiano

No Brasil, impasse entre Volks e fornecedores permanece

SÃO PAULO – A Volkswagen do Brasil informou em nota que, diferentemente da matriz alemã, que chegou a um acordo para a retomada de fornecimento de peças pelo Grupo Prevent, no Brasil o cenário é diferente. Desde que começaram os problemas de fornecimento de peças, em março de 2015, foram fechados onze acordos comerciais, mas nenhum deles foi cumprido pelo fornecedor. Nem mesmo liminares na Justiça para a retomada das entregas foram cumpridas pelo grupo, diz a nota.

Segundo a empresa, mais de 130 mil veículos deixaram de ser produzidos por falta de peças nesse período. Foram, de acordo com a montadora, 140 dias de paralisações somando os problemas registrados nas três fábricas da empresa no Brasil.

“Por essas razões, a Volkswagen do Brasil decidiu rescindir os contratos e recorrer à Justiça para reaver os ferramentais de sua propriedade, que estão nas instalações nesse fornecedor. A ausência desses ferramentais coloca em risco toda a cadeia de fornecimento e a rede de concessionárias, que totalizam mais de 100 mil trabalhadores. A Volkswagen também antecipou para agosto as férias coletivas anteriormente planejadas para o mês de outubro.

Nenhum representante do Grupo Prevent foi encontrado para comentar as informações da Volks.