Cotidiano

No 1º dia de campanha, Marta Suplicy é condenada por propaganda ilegal

SÃO PAULO – No primeiro dia de campanha eleitoral para a Prefeitura de São Paulo, a candidata do PMDB, Marta Suplicy, foi condenada em primeira instância pela Justiça Eleitoral por ter feito propaganda paga na internet antes do início do período eleitoral – o que é proibido por lei. Na decisão, o juiz eleitoral da 1ª zona Sergio da Costa Leite determinou o pagamento de R$5 mil pela senadora e a retirada do ar do conteúdo pago.

De acordo com o Ministério Público Eleitoral, que fez a denúncia à Justiça, Marta contratou links patrocinados pela rede social Facebook ?pretendendo a difusão de seu nome?. Em sua defesa, Marta argumentou que buscava promover seus atos do mandato como senadora da República e não como pré-candidata à disputa municipal.

O juiz, no entanto, ressaltou que as mensagens promovidas pela rede social faziam referência específica à cidade de São Paulo e considerou que a atitude da campanha violou não apenas a regra que veda conteúdo publicitário pago antes do início da campanha como também a proibição de ?mecanismos de propagação automática? no período eleitoral.

Em nota, a campanha de Marta não confirmou nem negou que ela tenha feito uso de links patrocinados para promover sua candidatura e informou que irá recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral em São Paulo.