Cotidiano

Níveis de radiação no inverno brasileiro são iguais aos do verão europeu, diz estudo

Os níveis de radiação solar no Brasil durante o inverno são iguais aos da Europa no verão. Isto é o que mostra um estudo que a L’Óreal realizou em parceria com a Universidade Federal de Itajubá-MG (Unifei). Os pesquisadores mediram ainda a quantidade de radiação e o tempo que cada fototipo de pele leva até apresentar eritema, que é a vermelhidão na pele. Eles simularam um passeio de bicicleta no Rio de Janeiro em um dia de inverno e sem nuvens com início às 10h30m. Compare abaixo em quanto tempo sua pele ficaria vermelha nesta situação, sem protetor solar.

A coordenadora de comunicação científica de pesquisa e inovação da L’Óreal, Mariel Alejandra Pina, destaca a importância de usar protetor solar o ano todo — principalmente no Brasil. Ela explica que a vermelhidão é causada pelos raios UVB e pode gerar queimaduras na pele. Já os raios UVA penetram mais profundamente no tecido, podendo causar o câncer de pele melanoma, que é grave.

— Simulamos a rotina de um morador ou turista para nos aproximarmos da realidade dele. O consumidor deve observar se o filtro solar oferece proteção para raios UVA e UVB. Todos os tipos de pele precisam de proteção — alerta a pesquisadora.