Cotidiano

Nissan faz recall de cinco modelos no Brasil e México por defeito em airbags da Takata

2009 270044758-2009041650950.jpg_20090416.jpgRIO ? A Nissan do Brasil anunciou o recall dos modelos Livina, Grand Livina, Livina X-Gear, Tiida e Tiida Sedan, produzidos no Brasil e no México, entre 2007 e 2011, para a substituição do gerador de gases do airbag do motorista. De acordo com a montadora, os itens foram fabricados pela japonesa Takata, e a campanha de segurança envolve 69.318 unidades dos modelos citados. O problema dos airbags da Takata afetou milhões de veículos mundialmente, sendo o maior recall da história, e provocou inclusive mortes dos ocupantes dos carros.

No comunicado, a empresa informa que, em caso de colisão frontal com deflagração das bolsas, a ativação do gerador de gases do sistema de airbag do motorista pode resultar em uma pressão excessiva, o que poderá acarretar ruptura do gerador de gases e projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo. Este defeito poderá causar danos materiais e lesões físicas graves ou até mesmo fatais aos ocupantes do veículo

Trazido à tona ainda em 2013, o defeito na abertura de airbags fabricados pela empresa japonesa Takata ganhou destaque a partir de 2014, quando passou a ser associado a mortes no exterior. A companhia fornece o item para grandes montadoras em todo o mundo, inclusive no Brasil, e mais de 30 milhões de veículos já foram convocados para recall.

Os chassis envolvidos no recall são os seguintes:

Livina e Livina X-Gear (Brasil) – data de fabricação de novembro de 2008 a dezembro 2011, com chassis de 94DTBAL109J193564 a 94DTAFL10CJ991447

Grand Livina (Brasil) – data de fabricação de novembro de 2008 a dezembro 2011, com chassis de 94DJBAL109J219316 a 94DJBAL10CJ991451

Tiida (México) – data de fabricação de maio de 2007 a dezembro 2011, com chassis de 3N1BC13D18K190001 a 3N1BC1CD1CL360182

Tiida Sedan (México) – data de fabricação de agosto de 2011 a dezembro 2011, com chassis de 3N1BC1AD4CK196600 a 3N1BC1AD5CK231998

Os proprietários dos veículos podem agendar e obter mais informações, a Nissan disponibiliza o telefone 0800 011 1090 e o site www.nissan.com.br