Esportes

Nishikori vence Nadal e conquista a medalha de bronze

Primeiro finalista de Grand Slam, na chave masculina, na história do tênis oriental, em 2014, no US Open, Kei Nishikori quebrou outra escrita neste domingo. Ao derrotar o gigante espanhol Rafael Nadal por 6/2, 6/7 (1/7) e 6/3 , o número 7 do mundo conquistou, com o bronze, a primeira medalha olímpica do tênis japonês desde 1920. Os últimos a alcançarem essa proeza foram Ichiya Kumagae (prata nas simples e nas duplas) e Seiichiro Kashio (seu parceiro nas duplas), na Antuérpia.

A única derrota do número 7 do mundo, na Rio-2016, foi para o britânico Andy Murray (atual campeão), que decide o ouro neste domingo contra o argentino Juan Martin Del Potro.

Campeão nas simples em 2008, ausente em Londres, em 2012, por conta de uma tendinite no joelho, Nadal, por sua vez, bateu na trave na busca pela terceira medalha. Sexta-feira, o espanhol, ao lado de Marc López, saboreou o ouro nas duplas.

Mas, para quem chegou à capital carioca dizendo não estar 100% recuperado de uma lesão no punho esquerdo (que o afastou das quadras por pouco mais de dois meses), o Rei do Saibro não tem do que reclamar.

A PARTIDA

Neste domingo, Nishikori, com duas quebras, dominou o set inicial. No segundo, o japonês levou a melhor no serviço do espanhol logo no terceiro game, quando ele sacava em 1/1. No sétimo, sacando em 2/4, o ex-líder do ranking não resistiu às ótimas devoluções do rival e teve o serviço novamente quebrado.

Em seguida, heróico, o recordista de títulos de Roland Garros (nove) ainda devolveu uma das quebras, quando o vice-campeão do US Open de 2014 sacou em 5/2. Dois games depois, o espanhol levantou a torcida e repetiu a dose, quando Nishikori servia em 5/4. No tiebreak, o espanhol dominou e fechou em 7/1.

O valente espanhol resistiu, no entanto, até o quarto game do set decisivo, quando voltou a ser quebrado. No último game, sacando em 5/3, o japonês não vacilou e, com uma devolução para fora do rival, fechou o jogo.