Cotidiano

Nintendo supera Sony na Bolsa de Tóquio graças ao Pokémon Go

TÓQUIO – As ações da Nintendo, que nesta terça-feira avançaram 14% e acumulam alta de 120% desde o início de julho graças ao jogo Pokémon Go, superaram nesta terça-feira a Sony em capitalização na Bolsa de Tóquio. A capitalização da Nintendo — o número de ações multiplicado por seu preço — agora é de quase 4,5 trilhões de ienes (US$ 42,5 bilhões de dólares), maior que a da Sony.

No fechamento da sessão de terça-feira, as ações da Nintendo valiam 31.770 ienes (14,36%), mais do que o dobro de seu valor em 6 de julho, o dia anterior ao lançamento do Pokémon Go, jogo que permite “caçar” pokémons, as criaturas mágicas criadas há 20 anos pela empresa japonesa.

Apesar de o jogo ter sido desenvolvido pela Niantic em parceria com a The Pokemon Company, uma empresa ligada à Nintendo, os analistas acreditam que o grupo criará a partir de agora mais produtos para smartphones.

O Pokémon Go, que virou um fenômeno global, foi disponibilizado em um primeiro momento em apenas três países (Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia). No dia 13 de julho, chegou à Europa. Desde o fim de semana passado, está disponível em outros 26 países, mas ainda não no Japão.