Cotidiano

Nintendo perde US$ 6,7 bilhões por limite financeiro de ?Pokémon Go?

RIO — Após o período de bonança pelo sucesso de “Pokémon Go”, as ações da Nintendo despencaram 18% nesta segunda-feira, o limite máximo de desvalorização, por causa do comunicado emitido pela companhia na sexta-feira, informando que o impacto financeiro do joguinho seria limitado nas contas da empresa.

As ações fecharam o pregão cotadas a 23.220 ienes, fazendo com que o valor da companhia despencasse em 708 bilhões de ienes, cerca de US$ 6,7 bilhões. A reviravolta acontece após a Nintendo praticamente dobrar seu valor de mercado desde o lançamento do jogo, no último dia 6. A Nintendo é acionista da desenvolvedora Niantic e na Pokémon Co, detentora dos direitos dos personagens. Porém, possui apenas 13% de “participação econômica efetiva” no aplicativo, segundo estimativas de David Gibson, analista da Macquarie Securities.

Em comunicado divulgado na última sexta-feira, após o fechamento da Bolsa de Valores de Tóquio, a companhia confirmou que o impacto financeiro do jogo seria “limitado” e, por esse motivo, não seria necessário revisar as previsões de faturamento para o ano.

— O conteúdo do anúncio por si não é chocante, mas é uma surpresa eles terem dito na sexta-feira, em vez de esperarem pelo anúncio do balanço trimestral — disse Nobuyuki Fujimoto, analista da SBI Securities, em entrevista à Bloomberg.

A Nintendo vai divulgar seu balanço trimestral nesta quarta-feira, após o fechamento do mercado. Contudo, os números do “Pokémon Go” ainda não estarão incluídos, já que o período do balancete vai até junho.

Durante o fim de semana, o jogo foi lançado na França e em Hong Kong, chegando a um total de 38 mercados. Ainda não existe previsão para a chegada do jogo no Brasil.