Cotidiano

Nintendo perde US$ 2 bi de valor de mercado após ?Super Mario Run?

63334849_A figure depicting Mario a character in Nintendo%27s Mario Bros video games is displayed at t.jpg

LONDRES – O tiro da Nintendo parece ter saído pela culatra, pelo menos até agora. O jogo ?Super Mario Run?, aposta da empresa para lucrar em dispositivos móveis com clássicos dos consoles, faz as ações da companhia caírem quase 5%. O recuo fez com que a Nintendo perdesse cerca de US$ 2 bilhões em valor de mercado.

O jogo, lançado na quinta-feira (15), atraiu muita atenção pela combinação de nostalgia com empolgação, e também como um sinal de que a Nintendo poderia adaptar mais jogos clássicos para as telinhas de dispositivos móveis. Mas o novo app já foi atingido por críticas ao alto preço para liberar a experiência completa e ao fato de o jogo só funcionar se o usuário estiver conectado à internet.

E foram esses fatores que puxaram para baixo as ações da companhia japonesa.

O download de ?Super Mario Run? é gratuito. Então, para a Nintendo ganhar dinheiro com o app, ela terá de depender de jogadores pagarem uma taxa de US$ 9,99 para liberar níveis mais altos do jogo.

Só que essa tarefa encontra um dificultador: as primeiras resenhas sobre o jogo têm sido negativas por conta do custo e da mecânica, que imita a de outros jogos populares.

Isso, contudo, não impediu o game de disparar para o topo da lista dos itens mais baixados na App Store, como o app mais popular para o iPhone.

Aconteceu parecido com ?Pokémon Go?. De início, o sucesso do game levou a uma grande valorização da Nintendo. O efeito só durou até as pessoas notarem que a empresa não faturava com a popularidade do app, o que derrubou o valor de mercado da japonesa.

?Super Mario Run? ainda não foi disponibilizado para aparelhos com sistema Android, mas a Nintendo avisou que a versão chegará em algum momento.