Cotidiano

?Nikkei?: BCs preparam injeção coordenada de liquidez em caso de Brexit

TÓQUIO – Os bancos centrais de Europa, Estados Unidos e Japão examinam a possibilidade de uma ação coordenada de injeção de liquidez em dólares em caso de Brexit, afirma o jornal econômico japonês “Nikkei”.

A publicação, que não cita fontes, explica que o Banco Central Europeu (BCE), o Federal Reserve (Fed) americano e o Banco do Japão (BoJ) poderiam estabelecer um mecanismo de emergência para abastecer o mercado com dólares e contra-atacar uma forte desvalorização da libra caso os britânicos votem a favor da saída do país da União Europeia (UE) no referendo do dia 23.

Com a liderança do Brexit nas pesquisas, as autoridades temem turbulências nos mercados.

“Um acesso facilitado aos dólares criaria uma rede de segurança para conter a incerteza caso o pior aconteça”, afirma o “Nikkei”.

“Existe um mecanismo de permuta entre vários bancos centrais, incluindo o do Japão, e neste contexto a cada semana injetamos liquidez em dólares no mercado”, declarou à AFP uma fonte do BoJ. “O BoJ está em contato estreito com os outros bancos centrais. Não podemos falar mais nada.”

A estratégia mais provável seria utilizar este mecanismo de permuta em dólares entre o Fed e os bancos centrais doeJapão, Canadá e Europa, explica o “Nikkei”.

O Banco do Japão, que a cada semana fornece dólares às instituições financeira, examinará então a possibilidade de multiplicar este tipo de operação “durante vários dias consecutivos”, afirma o jornal.

“O BCE e o Banco da Inglaterra (BoE) provavelmente também já discutem medidas específicas com o Fed.”

De acordo com o jornal, em caso de Brexit, as autoridades do G7 poderiam divulgar uma declaração sobre a injeção de emergência de liquidez em dólares.