Cotidiano

Nigéria diz ter matado comandantes do Boko Haram

Nigeria Boko HaramSOKOTO ? A Força Aérea da Nigéria disse nesta terça-feira ter matado vários combatentes de alto escalão do Boko Haram e possivelmente seu líder em um momento em que o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, chega ao país para conversas sobre como lidar com os militantes.

Aviões do governo atacaram o grupo islâmico na floresta de Sambisa, no Nordeste do país, região que é seu bastião, na noite de sexta-feira, informou a Força Aérea, dizendo que tinha acabado de confirmar os detalhes da operação.

?Acredita-se que seu líder, o chamado Abubakar Shekau, foi ferido fatalmente nos ombros?, acrescentou o comunicado do porta-voz dos militares, coronel Sani Kukasheka Usman, sem dar detalhes sobre a fonte das informações.

Os militares já informaram a morte de Shekau em outras ocasiões, mas momento depois um homem afirmando ser o líder apareceu, aparentemente ileso, fazendo declarações em vídeo. Não houve nenhuma reação imediata do grupo, que só se comunica com a mídia através de vídeos.

A Nigéria vem pressionando os EUA para que lhe venda aeronaves que lhe permitam enfrentar o Boko Haram, um grupo que emergiu em Borno, região do nordeste nigeriano, sete anos atrás e que se estima já ter matado 150 mil pessoas em sua luta para criar um Estado islâmico.