Esportes

Nigéria conquista bronze no futebol da Rio-2016 sem passar pela cidade sede dos Jogos

RIO – A vitória da Nigéria sobre Honduras por 3 a 1 no Mineirão na tarde deste sábado garantiu ao país africano mais do que uma medalha de bronze, a primeira de qualquer cor conquistada pelo país nesta edição dos Jogos Olímpicos. Com o resultado, as Super Águias se despedem da Rio-2016 com um feito improvável: sobem ao pódio sem terem sequer passado pela cidade sede da Olimpíada. Links semifinais futebol

Quando desembarcarem em Abuja, no retorno à Nigéria após a Rio-2016, os atletas certamente terão muitas histórias para contar, mas nenhuma delas envolverá a efervescência da Vila dos Atletas, na Barra da Tijuca, e nem mesmo o Maracanã. Como chegaram ao país a apenas sete horas da estreia, no dia quatro, em Manaus, os atletas não desfilaram com a delegação na Cerimônia de Abertura, realizada no dia seguinte, e é pouco provável que estejam presentes no encerramento, que acontece neste domingo.

O futebol é a única modalidade dos Jogos Olímpicos que teve jogos fora do Rio de Janeiro. Na primeira fase, os nigerianos integraram o grupo C. A participação do futebol da Nigéria na competição ocorreu em meio a uma crise financeira na Federação Nigeriana de Futebol, que dependeu de contribuições de torcedores e atletas para viajar. A seleção chegou a Manaus, palco da estreia, a apenas sete horas da partida contra o Japão, vencida por impressionantes 5 a 4.

Na segunda rodada, novamente na Arena da Amazônia, superou a Suécia por 1 a 0 e, já classificada, perdeu para a Colômbia por 2 a 0 na Arena Corinthians, em São Paulo, no encerramento da fase classificatória. Nas quartas de final, o time liderado pelo experiente Obi Mikel, volante do Chelsea, voltou à Bahia e passou pela Dinamarca pelo mesmo placar, na Arena Fonte Nova.

A semifinal reservou à Nigéria um encontro com a Alemanha, na Arena Corinthians. A derrota por 2 a 0 impediu a seleção de finalmente conhecer a cidade sede da competição, o que só aconteceria em caso de classificação para a final, mas permitiu uma que a equipe se despedisse da competição com uma vitória.