Cotidiano

Nigéria bombardeia campo de refugiados por engano e mata 50 pessoas

ABUJA – Dezenas de pessoas morreram nesta terça-feira quando um avião da Força Aérea da Nigéria bombardeou por engano um acampamento de refugiados no nordeste da país, anunciaram testemunhas e a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF). A corporação nigeriana afirmou que o alvo do ataque era o grupo extremista islâmico Boko Haram.

nigeria_1701

Um habitante do lugar, Abba Abiso, disse à AFP que ao menos 25 pessoas morreram e muitas outras ficaram feridas. O bombardeio aconteceu em Rann, estado de Borno.

?As equipes da MSF viram 120 feridos e 50 mortos”, declarou a organização humanitária.

O Major General Lucky Irabor, que comanda operações contra insurgentes no nordeste da Nigéria, afirmou à imprensa que a investida aérea matou ?alguns? civis e feriu trabalhadores humanitários da MSF e da Cruz Vemerlha. Ele indicou que dois soldados se feriram, mas não tem uma contagem final.

Irabor disse que ordenou a missão com base em coordenadas geográficas para atingir o grupo extremista. O general disse que o episódio será investigado.

Em nota, a MSF condenou o bombardeio:

“Este ataque em larga escala sobre pessoas vulneráveis que já fugiram da violência extrema é chocante e inaceitável”, declarou o médico Jean-Clément Cabrol, diretor de operações da MSF. “A segurança de civis deve ser respeitada. Convocamos urgentemente todas as partes para garantir a facilitação de evacuações médicas por ar ou terra para sobreviventes que precisem de tratamento emergencial”.