Esportes

Neymar fica pela segunda vez fora da lista dos melhores da Europa

Em sua terceira temporada no futebol europeu, o atacante Neymar ficou pela segunda vez fora da lista dos dez melhores da Uefa. A relação dos dez finalistas foi divulgada nesta segunda-feira. Neymar está fora da disputa e encerrou a temporada apenas na 19ª colocação.

O atacante da seleção brasileira recebeu o mesmo número de votos que o belga Hazard, do Chelsea, e o meia espanhol Iniesta, do Barcelona. Além dos dez finalistas, Neymar ficou atrás na votação de destaques do Leicester City campeão inglês Riyad Mahrez, Jamie Vardy e Kanté, além do meia francês Payet, do West Ham.

A 19ª colocação é a pior de Neymar na eleição da Uefa desde que ele chegou ao Barcelona em 2013. Em sua primeira temporada, mesmo tendo feito menos gols do que na atual (foram 15 em 41 jogos contra 31 em 49 partidas nesta temporada), ele terminou na 17ª posição. Na ocasião, ele ficou empatado com Schweinsteiger, então no Bayern de Munique. Naquele ano, o português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, foi eleito o melhor da Europa.

No ano seguinte, quando foi campeão europeu tendo atuações decisivas, Neymar teve a sua melhor colocação na eleição da Uefa. Ficou entre os dez finalistas e acabou na quinta colocação. A frente dele, ficaram seus companheiros de ataque no Barcelona, Lionel Messi e Luís Suárez, além de Cristiano Ronaldo, e Buffon, goleiro da Juventus. Neste seu melhor ano, Neymar fez 39 gols em 51 partidas.

No mesmo período, Neymar também só esteve uma vez na lista dos três melhores do mundo na eleição da Fifa. Foi justamente em 2015, quando ficou na terceira posição, atrás de Messi e Cristiano Ronaldo. Em 2014, ele ficou em sétimo e em 2013, ele ficou na quinta colocação.

Neymar se apresenta nesta semana à seleção brasileira para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ele será o principal nome do time do técnico Rogério Micale, que tentará o inédito ouro olímpico.

OS FINALISTAS

Atual vencedor do prêmio, Lionel Messi tentará a sua terceira conquista. Mas ele terá pela frente rivais de peso como Cristiano Ronaldo, campeão europeu com o Real Madrid e Portugal, e o atacante Griezmann, que fez uma boa temporada pelo Atlético de Madrid, foi artilheiro da Euro e eleito o melhor jogador da competição.

Os outros finalistas são: Gareth Bale (Real Madrid), Buffon (Juventus), Toni Kroos (Real Madrid), Thomas Müller (Bayern de Munique), Neuer (Bayern de Munique), Pepe (Real Madrid) e Luís Suárez (Barcelona).

Jornalistas das 55 confederações que fazem parte da Uefa puderam votar na eleição, cujo resultado final será conhecido no dia 25 de agosto, quando acontece o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa. Antes disso, no dia 5 de agosto, a lista será reduzida para três nomes.