Esportes

Neymar em pauta: jogo bonito ou provocação?

BARCELONA – Cinco dias após golear o Leganés, por 5 a 1, pelo Campeonato Espanhol, o Barcelona volta a jogar nesta quarta-feira, às 17h (de Brasília), no Camp Nou, contra o Atlético de Madrid, pela Copa do Rei, tendo Neymar ainda no centro das atenções. O craque brasileiro tem sido assunto dominante no meio esportivo espanhol desde o aguerrido jogo com o Leganés.

Em seu site, o “Marca”, jornal de Madri, questiona o craque brasileiro, resumindo o debate em sua manchete: “Neymar, jogo bonito ou provocação?”, em reportagem na qual lista alguns jogos em que deixa seus adversários irritados, e por vezes violentos, diante de seus dribles e “firulas”.

Quem abriu a polêmica foi Michael Laudrup, ex-craque do Barcelona e comentarista da TV Bein Sports. Durante a transmissão o dinamarquês, criticou o brasileiro, que estaria brincando os marcadores quando o jogo chegou a 4 a 0.

“Por que pisa na bola no próprio campo? Provoca. Passe a bola e vá para outro lugar. Com 4 a 0 não pode ficar pisando na bola e provocando o rival”, completou. A crítica teve efeito imediato, com uma enxurrada de ataques de torcedores do Barcelona contra Laudrup nas redes sociais.

Contra o Leganés, bateram muito em Neymar, e mesmo assim ele não reclamou

Como sempre acontece, os jornais espanhóis se dividiram. Enquanto os madrilenhos davam vazão às críticas a Neymar, os da Catalunha saíam em sua defesa. A discussão ganhou as ruas. Campeão do mundo em 1978, o argentino Mario Kempes, também comentarista, disse não ver Neymar desrespeitando seus marcadores. Em sua defesa, atacou outro brasileiro, do Real Madrid.

– Marcelo, sendo um defensor, faz coisas piores que Neymar, e ninguém diz nada – disse Kempes, que no futebol espanhol atuou pela Valência. – Contra o Leganés, bateram muito em Neymar, e mesmo assim ele não reclamou. Ele faz a mesma coisa que fazia quando jogava na praia. Faz o mesmo ganhando ou perdendo.

Nesta terça-feira, Zidane, técnico do Real Madrid, foi levado a se manifestar em entrevista coletiva:

– Não estou em sua cabeça para saber. Creio que não é provocação. Cada um interpreta o futebol como pensa, e faz muitas coisas que outros não podem fazer. Deveriam perguntar a ele.

Técnico do Atlético de Madrid, rival do Barcelona nesta quarta-feira, Diego Simeone defendeu o atacante brasileiro:

– Ele tem uma maneira de jogar que é assim. Cada um tem seu próprio estilo e seu jogo me agrada. Ele se diverte, canta, dança… e destrói (em campo).

O maior apoio, porém, veio de seu companheiro Messi.

– Neymar se adaptou muito rápido ao grupo por ser o tipo de pessoa que é. Ele veio muito jovem, é um menino muito alegre e não tem maldade nenhuma. É uma pessoa incrível – afirmou o camisa 10.