Cotidiano

New Holland apresenta o trator do futuro

Movido a metano, a novidade foi apresentada ao público da 39ª Expointer, em Esteio (RS), e detalhada em coletiva à imprensa

Esteio (RS) – A New Holland, cuja base industrial no Brasil está em Curitiba, aproveitou a 39ª Expointer, em realização na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, para lançar um desafio ao produtor brasileiro e da América Latina: antecipar o futuro, com uma frota que aproveite recursos atualmente dispensados, como os dejetos animais (de aves, suínos e bovinos), para produzir o combustível dos novos equipamentos agrícolas, como o que já está sendo chamado de “trator do futuro”, um protótipo do modelo T6.140 da New Holland movido a metano, apresentado ao público da feira gaúcha e à imprensa nesta segunda-feira, 29. A novidade tecnológica deverá ser, num futuro breve, parte de uma frota agrícola sustentável com vistas a aumentar a produção e reduzir custos de produção nas lavouras, com o uso de uma nova matriz energética, o biogás.

A primeira unidade do trator sustentável foi testada numa propriedade da região Sul do Paraná, e passará a fazer parte de um trabalho conjunto com a Itaipu Binacional em lavouras do Oeste paranaense para validação da tecnologia aplicada a máquinas agrícolas. A propósito, na coletiva à imprensa realizada na tarde de ontem, com participação de O Paraná, foi assinado um termo de cooperação entre a New Holland e a Itaipu Binacional, representada na ocasião pelo presidente Jorge Samek.

No Oeste do Paraná, o trator ficará à disposição para uso pelas cooperativas da região, e o combustível será o biogás produzido numa granja de aves de Santa Helena, que produz bioenergia com cama de aviário, misturada com dejetos de bovinos e suínos. No mercado, o novo trator deverá chegar em cerca de três ou quatro anos.

“Esta tecnologia é o primeiro passo para o caminho do futuro”, diz o produtor do Sul do Paraná escolhido para testar o equipamento em sua propriedade, esperançoso com a economia em despesas com combustível que a máquina lhe proporcionará. O custo de produção do motor a metano aproxima-se ao de um a diesel, mas traz a grande vantagem de que o combustível não fóssil emite 80% menos CO².

“Trata-se de uma solução sustentável, com preço acessível, que reduz custo e aproveita a alta disponibilidade do biocombustível. O trator tem capacidade de armazenar 300 litros de metano comprimido, com uma autonomia de cinco a seis horas de trabalho ininterrupto e uma economia de até 40% em relação ao combustível a diesel”, ressalta Alessandro Maritano, Vice-Presidente da New Holland para a América Latina.

Na opinião de Maritano, o uso do metano é uma solução inteligente e criativa para propriedades que buscam novas formas de energia renovável. Ele explica que o desenvolvimento dessa máquina faz parte da estratégia Clean Energy Leader da New Holland, implementada há dez anos e que desenvolve produtos mais sustentáveis e com baixos índices de emissão de poluentes.

Proteção ambiental e geração de benefícios

O uso de biogás num maquinário agrícola, como é o trator apresentado pela New Holland na 39ª Expointer, se encaixa na nova leitura da sustentabilidade, onde o foco passou a ser a geração de benefícios e não apenas a proteção ambiental. Na produção animal, os dejetos são encarados como problema e contribuem para aumentar o custo de produção, podendo até prejudicar o meio ambiente. Porém, como ocorre em muitas granjas, quando canalizados para biodigestores, os dejetos podem gerar bioenergia e isso, além da proteção, produz benefícios ao meio ambiente, com a redução drástica da emissão de carbono. Ou seja, o biogás protege o meio ambiente e ao mesmo tempo produz benefícios, ao gerar energias elétrica, térmica e o biometano, ou combustível verde.

O dejeto, ou biomassa, consegue gerar a energia capaz de movimentar mecanismos como o motor de 140 cv do trator T6.140, um equipamento multifuncional, usado em diversas culturas. Ou seja, além de reduzir custos, produz benefícios econômicos e ambientais.