Cotidiano

Netflix vai concorrer com Soderbergh e produzir filme sobre Panama Papers

NOVA YORK ? O serviço de streaming Netflix disse nesta terça-feira que adquiriu os direitos de um livro escrito por dois jornalistas investigativos alemães e que vai transformá-lo em um longa-metragem produzido por John Wells (das séries “Plantao medico” e “West Wing: Nos bastidores do poder”). A direção, data de lançamento e elenco ainda não foram anunciados.

Este é o segundo projeto de um filme sobre o escândalo que colocou paraísos fiscais e transparência sob os holofotes depois que um delator vazou informações financeiras de centenas de milhares de clientes do escritório de advocacia panamenho Mossack Fonseca em abril.

O diretor americano Steven Soderbergh (“Onze homens e um segredo” e “Erin Brokovitch”) também está produzindo um filme sobre o escândalo, usando como base um livro diferente, o ainda inédito “Secrecy World”, escrito pelo repórter americano Jake Bernstein, como divulgado no começo de julho.

O filma da Netflix será baseado no relato dos jornalistas alemães Frederik Obermaier e Bastian Obermayer, os primeiros a noticiar a quebra de sigilo. A netflix disse que adquiriu com exclusividade os direitos do livro “Panama Papers: Breaking the Story of How the World’s Rich and Powerful Hide Their Money” (“Panama Papers: Dando a notícia sobre como os ricos e poderosos do mundo escondem seu dinheiro”, em tradução livre), que chega às livrarias americanas em junho.

Ted Sarandos, executivo-chefe de conteúdo da Netflix, declarou por meio de uma nota estar confiante que o filme vai contar uma “história cativante”. O Consórcio Internacional de Jornalistas, que trabalharou em conjunto para tornar públicos os Panama Papers, também vai colaborar com o filme.