Cotidiano

Netanyahu promete promover 'políticas responsáveis' em reunião com Trump

ISRAEL-POLITICS_-G64335QU4.1.jpg Mais JERUSALÉM – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo que apresentará ?políticas responsáveis? nas conversas com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizando para a extrema-direita israelense que limite suas exigências territoriais na Cisjordânia ocupada.

Netanyahu viajará a Washington na segunda-feira e vai se reunir com Trump na Casa Branca na quarta-feira, em seu primeiro encontro desde a posse do republicano no mês passado, com o conflito entre Israel e palestinos e políticas sobre o Irã na agenda.

Durante a campanha eleitoral em 2016, Trump indicou que seu governo seria uma bênção para Israel e difícil para os palestinos, após uma relação complicada entre seu antecessor, Barack Obama, e Netanyahu, que incluiu confrontos sobre a construção de assentamentos e o programa nuclear do Irã.

Mas desde então, Trump baixou o tom de seu discurso pró-Israel antes da visita de Netanyahu, uma mudança que pode ajudar o primeiro-ministro a manter em xeque os parceiros de coalizão ultranacionalistas que estão pedindo que faça pressão por uma agenda mais militante.

Em declarações públicas a seu gabinete no domingo, Netanyahu pareceu pedir que a extrema-direita suavize suas expectativas.

– Compreendo que há muita animação sobre esta reunião – disse. – Mas… minha preocupação primária é a segurança de Israel (e) fortalecer nossa sólida aliança com os Estados Unidos.