Cotidiano

Netanyahu 'não deixará brechas abertas' em encontro com Trump

64660148_In this handout photo made on Sunday Sept 25 2016 provided by the Israeli Government Pr.jpgWASHINGTON – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que não vai deixar que “nenhuma brecha” seja ignorada em seu primeiro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os dois líderes se reúnem, nesta quarta-feira, na Casa Branca, em Washington. Bibi Trump

O premier israelense passou a maior parte de terça-feira junto ao embaixador de Israel nos EUA, Ron Dermer, e outros conselheiros de alto escalão, se preparando para a visita ao Salão Oval. O único evento do dia foi uma reunião noturna com o secretário de Estado americano, Rex Tilerson.

? Não vai haver nenhuma omissão, nenhuma brecha ? disse um assessor do premier enquanto seguia para a capital americana.

A declaração vem no momento em que Netanyahu estuda com cautela se apoia ou não a solução de dois Estados para o conflito entre Israel e Palestina.

É a primeira vez que Netanyahu, líder de uma coalizão de direita, se encontra com um presidente republicano na Casa Branca. Ele chegou a se encontrar com Trump quando o bilionário ainda era candidato à Presidência. Netanyahu e Barack Obama não tinham uma relação próxima, e ela ficou ainda mais distante depois que os EUA se abstiveram em uma votação no Conselho de Segurança da ONU que condenou os assentamentos israelenses na Cisjordânia e Jersualém Oriental. Quatro assuntos cruciais no encontro inaugural de Trump e Netanyahu

Durante a campanha presidencial, Trump assumiu uma postura abertamente pro-Israel. O republicano prometeu transferir a embaixada americana de Tel Aviv para Jerusalém, fortalencendo a posição de David Friedman, indicado para o cargo de embaixador no país e um defensor dos assentamentos nos territórios ocupados. No entanto, desde sua posse, o republicano abaixou o tom de seu discurso, uma mudança que pode ajudar o primeiro-ministro a manter em xeque os parceiros de coalizão ultranacionalistas que estão pedindo que faça pressão por uma agenda mais militante.

Em declarações públicas a seu Gabinete no domingo, Netanyahu pareceu pedir que a extrema-direita suavize suas expectativas.

? Compreendo que há muita animação sobre esta reunião. Mas minha preocupação primária é a segurança de Israel e ainda fortalecer nossa sólida aliança com os Estados Unidos. Cinco controvérsias provocadas por Netanyahu desde a chegada de Trump