Cotidiano

Netanyahu adia votação sobre expansão de assentamentos

JERUSALÉM ? O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu para adiar a análise de licenças para construção de novas casas em Jerusalém Oriental, ocupada e anexada por Israel, prevista para esta quarta-feira, informou um conselheiro municipal. A ordem do premier vem após a ONU adotar uma resolução de condenação às colônias israelenses e momentos antes de o secretário de Estado americano, John Kerry, apresentar as propostas dos Estados Unidos para um acordo de paz entre Israel e palestinos, numa tentativa de resguardar o que restou do processo antes da posse do presidente eleito Donald Trump, em 20 de janeiro.

Segundo o conselheiro municipal Hanan Rubin, citado pela agência AFP, o presidente do comitê de planejamento e construção disse que a análise havia sido retirada da agenda do dia a pedido do primeiro-ministro israelense.

A prefeitura de Jerusalém iria realizar nesta quarta-feira uma votação sobre a concessão de autorizações de construção para centenas de novas casas em Jerusalém Oriental, a parte palestina da Cidade Santa.

O vice-prefeito de Jerusalém, Meir Turgeman, que preside este comitê, indicou na terça-feira à AFP que a recente resolução da ONU que convoca Israel a ?cessar imediata e completamente toda atividade de colonização em território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental?, não afetaria esta reunião prevista há tempos.

A resolução da ONU, a primeira que condena a colonização israelense desde 1979 ? embora não preveja sanções ? foi aprovada na sexta-feira por 14 dos 15 países membros do Conselho de Segurança. Com sua abstenção, os Estados Unidos permitiram a adoção do texto, que provocou a ira de Israel.

Netanyahu criticou energicamente o presidente americano, Barack Obama, acusando-o de ter lançado um ?golpe anti-israelense vergonhoso? nas Nações Unidas e reduziu as relações diplomáticas com parte dos países que votou a favor da resolução.