Cotidiano

Nepalês se prepara para escalar o Monte Everest aos 85 anos

NEPAL-MOUNTAINEERING-RECORD-OFFBEAT

KATMANDU ? Retirado do posto de alpinista mais velho a subir o monte Everest, um nepalês de 85 anos pretende escalar novamente o topo do mundo e reconquistar seu posto. Min Bahadur Sherchan expõe com orgulho o certificado do Guinness Book que ganhou quando conquistou o recorde. Ele espera conseguir mais outro antes que acabe a temporada de alpinismos.

? Meu objetivo não é quebrar o recorde de ninguém, não é uma competição pessoal entre indivíduos. É apenas um desejo de bater minha própria proeza ? contou Sherchan.

Ex-soldado Gurkh do Exército britânico, ele embarcou na aventura com outro octogenário, o japonês Yuichiro Miura. Os dois montanheiros alcançaram, cada um por um lado, o topo do Everest em 2008. No entanto, a marca mundial foi concedida ao nepalês, então com 76 anos ? um a mais que o seu oponente.

Já em 2013, o japonês teve sua revanche. Com 80 anos, Miura escalou até o cume do monte de 8.848 metros de altitude e estabeleceu um novo recorde. Desde então, o nepalês está decidido a reconquistar a montanha mais alta do mundo, mesmo que o seu objetivo tenha sido interrompido nos últimos anos.

No ano de ascensão de Miura, alguns obstáculos administrativos fizeram com que Sherchan perdesse a temporada do mês de maio, considerada a mais favorável para escalar a montanha. Em 2015, estava a caminho da subida quando um forte abalo sísmico atingiu o Nepal, matando nove mil pessoas. O monte teve que ser fechado durante a temporada.

? Estes obstáculos não me desmotivaram. Estou decidido a subir ? declarou Sherchan. ? Quero fazer algo que ninguém nunca tenha feito antes.

O xerpa Ang Tsering, chefe da associação de montanhismo do Nepal, afirmou não ter dúvidas de que a determinação de Sherchan o conduzirá ao menos até uma parte da subida.

? Está muito decidido e tem muita força de força de vontade ? disso o xerpa, que já trabalhou com o nepalês octogenário quando alcançou seu recorde.

No ano passado, mais de 450 pessoas escalaram até o topo do Everest, muitos com permissões expedidas antes do governo cancelar a temporada de alpinismo, na primavera de 2015, devido ao terremoto. Neste ano, é esperado um fluxo de pessoas maior, visto que é a última oportunidade para que os alpinistas usem as permissões.

Com a aposta de escalar até o cume do monte mais alto do mundo, Sherchan quer mostrar que a idade não é uma barreira.

? Ao escalar o Everest com a minha idade, quero estimular a confiança de pessoas mais velhas, inspirar gerações e ser motivo de orgulho para o Nepal.