Esportes

Neozelandês ganha medalha de ouro com prótese comprada com ajuda de 'vaquinha'

atletismo 13/09Usando uma prótese financiada por uma vaquinha dos torcedores, o neozelandês Liam Malone, de 22 anos, venceu nos 200m T44 com o tempo de 21s06, na última segunda-feira. Com a marca, ele garantiu o recorde mundial da prova, que pertencia ao sul-africano Oscar Pistorius.

Treinando há cerca de três anos, Liam passou por dificuldades financeiras que o fizeram pensar em desistir do seu sonho. Incentivado por amigos e familiares, ele resolveu fcriar uma “vaquinha” virtual para angariar fundos para comprar uma prótese de ponta. Com direito a campanha na internet e na TV, o atleta arrecadou US$20 mil.

Com o valor levantado na vaquinha, ele conseguiu comprar o equipamento usado na competição. Bem mais leve e com design diferente das próteses comuns.

?Eu não estaria aqui sem ajuda das pessoas que investiram em meu sonho. Meu coração está transbordando de gratidão?, disse Malone.

Depois de conquistar o ouro nos 200m, Liam Malone é favorito na prova dos 400m T44, desta quarta-feira.

Atualmente afastado do esporte, Oscar Pistorius cumpre pena pelo homicídio da namorada, a modelo Reeva Sttenkamp, em 2013.

As medalhas do Brasil na Paralimpíada