Cotidiano

Neonazistas distribuem sopa apenas a moradores de rua de cor branca

RIO – O grupo de neonazistas National Action, cujos integrantes veem o ditador Adolf Hitler como um herói, criaram uma polêmica nas ruas de Glasgow, a maior cidade da Escócia. Dias atrás, eles criaram uma barraca que distribui sopa apenas a moradores de rua de pele branca. A atitude, segundo um grupo que luta contra o racismo, chocou as pessoas, causando mais divisão do que união.

Os neo-nazistas, que cultuam a fracassada filosofia da supremacia ariana proposta por Hitler desde antes da Segunda Guerra Mundial, publicou um comunicado sobre a ação, que começou no dia 27 de agostos, em parceria com a organização National Rebirth of Poland. “Um pequeno lampejo de esperança apareceu nas ruas de Glasgow quando a Nation Rebirth of Poland e a National Action foram às ruas juntas para alimentar e vestir a população de moradores de rua brancos”, informou o texto.

Representante da organização Show Racism the Red Card Scotland (“Mostra ao racismo o cartão vermelho na Escócia), Nicola Hay criticou duramente a atitude do grupo neo-nazista. Em entrevista ao diário “Daily Record”, ela disse que “é profundamente preocupante que eles estejam usando os mais vulneráveis da nossa sociedade para espalhar ódio. “Não há lugar para esse tipo de ódio”.