Cotidiano

Neonazistas britânicos fazem saudação a Hitler em campo de concentração

campo.jpg

RIO – Um grupo de neonazistas britânicos fizeram uma saudação à Hitler em visita à “sala de execução” de um campo de concentração na Alemanha. A polícia alemã está investigando o caso, que veio a público quando o próprio grupo publicou a imagem no Twitter.

A imagem apareceu no perfil do ramo noroeste do grupo “Ação Nacional”, com a legenda: “Ah, esses horrores… Nossos meninos foram recentemente em turnê na Alemanha”. A foto mostra dois homens que levantam o braço direito em uma saudação nazista e que prendem a bandeira do grupo, enquanto a imagem é editada para apontar para “ganchos de carne” na parede, onde corpos eram pendurados, assim como um rosto sorridente e logotipo da Ação Nacional

O grupo diz que a imagem foi feita este ano em Buchenwald, que foi um dos primeiros e maiores campos de concentração fundada pelos nazistas em solo alemão. Mais de 56 mil prisioneiros morreram assassinatos em massa, de fome e experiências desumanas no campo, onde eram prisioneiros os presos políticos, as Testemunhas de Jeová, homossexuais, judeus, doentes e deficientes, e prisioneiros de guerra, incluindo soldados britânicos.

Screenshot_1.jpg

Grande parte de Buchenwald, perto de Weimar, foi destruída, mas os restos são usados como um museu e memorial visitado por centenas de milhares de pessoas todos os anos. As autoridades locais acreditam que a foto de Ação Nacional foi feita durante o horário de abertura ao público, no porão onde os corpos das vítimas eram recolhidos antes da cremação.

Oficiais da SS, a tropa de elite de Hitler, usaram os ganchos na parede para pendurar mais de 1.100 homens, mulheres e crianças. Volkhard Knigge, diretor do memorial, disse ao jornal alemão Bild que a foto de Acção Nacional é um insulto aos 280.000 detentos do Buchenwald, incluindo militares britânicos.

“Como outros locais de crimes nazistas, o crematório no memorial de Buchenwald é cuidadosamente supervisionado. A probabilidade de ser apanhado num ato desses da foto é particularmente elevado. Portanto, assume-se que os autores não agiram espontaneamente, haviam planejado com antecedência e foram bem preparados”, disse ele.

nazismo

A polícia de Weimar disse que esses eventos são muito sérios e que estão tentando identificar os suspeitos. A imagem está entre uma série de mensagens anti-semitas em redes sociais pela Ação Nacional, que foi fundada em 2013 e descreve-se como uma “organização juvenil Nacional Socialista”.

Recentemente, apoiadores marcharam na cidade de Newcastle com bandeiras onde estava escrito “Hitler estava certo” junto com o slogan “Grã-Bretanha é a nossa, o resto deve ir”. O grupo usa o Twitter para pedir por uma “jihad dos brancos” e uma “cruzada” na Grã-Bretanha, bem como pedindo seguidores para “chutar o racismo de volta ao futebol”.

Em um protesto em Rochester, no mês passado, um membro da Ação Nacional usou um megafone para afirmar que “estrangeiros ilegais” estão sendo trazidos para o Reino Unido por “supremacia judaica” e que a crise de refugiados era parte de uma conspiração marxista internacional.