Cotidiano

'Nem acreditando em Papai Noel', diz Indio sobre doação de servidores a Pedro Paulo

image.jpgRIO – O candidato pelo PSD à prefeitura do Rio, Indio da Costa, voltou a atacar a atual gestão municipal nesta terça-feira, ao mesmo tempo que se comprometeu a continuar projetos bem-sucedidos implementados pelo governo de Eduardo Paes e, se houver os recursos necessários, concluir obras. Indio criticou a distribuição de cargos de acordo com interesses políticos, em detrimento da qualidade dos serviços públicos, e citou novamente a investigação do Ministério Público de doações à campanha de Pedro Paulo (PMDB) realizadas por servidores municipais. Eleição Rio 0609

? Reconheço o legado. Ele fez muita coisa boa pela cidade, mas o Rio não foi descoberto há seis anos, nem a Olimpíada transformou a vida das pessoas para melhor da maneira que ele coloca. A crítica que tenho é o que Eduardo (Paes) governa mais para os políticos do que para a sociedade. Os interesses políticos são priorizados ? disse, acrescentando: ? É um modelo que se financia da máquina. Você pega a candidatura do Pedro Paulo, 57 pessoas doando R$ 5 mil. Nem acreditando em Papai Noel, acredito que isso foi uma iniciativa de servidores querendo contribuir na campanha eleitoral.

A assessoria de imprensa de Pedro Paulo afirmou que “todas as doações à campanha estão dentro da lei e são de pessoas, inclusive dezenas de servidores, que reconhecem que a cidade melhorou muito no governo Eduardo Paes e estão dispostas a ajudar para que esses avanços continuem”. O candidato reiterou que “segue rigorosamente a legislação eleitoral e que tem muito orgulho de representar uma administração que valorizou tanto o funcionalismo público”. Na segunda-feira, Indio acusou Pedro Paulo de cometer “estelionato eleitoral”.

O candidato do PSD afirmou que pretende reorganizar a administração municipal, a partir do que vem chamando de “macro funções”. A ideia é juntar áreas estratégias, otimizar custos e ampliar suas áreas de atuação. Assim, as secretarias de Cultura e Esporte se tornariam subordinadas à pasta de Educação e passariam a se integrar. Transporte, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento comporiam o que chamou de Urbanismo.

Sem militância, Indio fez uma discreta caminhada pela Praça Saens Pena, na Tijuca, e aproveitou para distribuir panfletos e conversar com moradores. Em um dos pontos mais movimentados do bairro, na busca pela atenção dos passantes, o candidato se dispôs a jogar pião, usar aparelhos de ginástica destinados à terceira idade e até cantar parabéns a uma aniversariante que comemorava ali, no meio da praça tijucana, mais um ano de vida.

Indio também defendeu a redução do IPTU para moradores da Zona Oeste que tiveram aumento significativo na tarifa cobrada pela prefeitura este ano. Embora descreva cenário de crise e prometa ajustar as contas públicas, o candidato quer realizar um estudo técnico, se eleito, para reajustar o valor do imposto na região mais populosa da cidade.

? Não vou usar isso de maneira irresponsável. Mas, em alguns casos, as pessoas não conseguem pagar. O IPTU virou ordem de despejo ? afirmou.

Viu alguma irregularidade na campanha? Fotografou? Fez um vídeo? Mande para o WhatsApp Eleições 2016 do GLOBO: (21) 99999-9114