Cotidiano

Nelson Motta ganha homenagem do Grammy Latino

RIO – O jornalista (colunista de O GLOBO), compositor, escritor, crítico musical, produtor e roteirista Nelson Motta é uma das pessoas que receberão o Prêmio da Junta Diretiva da edição 2016 do Grammy Latino. Concedida a personalidades que contribuíram de forma significativa no campo das gravações, este ano a premiação será entregue também a Carlos Mejía Godoy (nicaraguense que usou a rádio contra a opressão politica em seu país e é compositor de vários clássicos) e Rafael Solano Sánchez (dominicano, autor de mais de 100 canções e renomado produtor de TV). Os homenageados receberão suas premiações em uma cerimônia para convidados no 16 de novembro, no Hotel Four Seasons Hotel, em Las Vegas.

?É com imenso prazer que a Academia Latina da Gravação reconhece e homenageia um grupo tão diverso de personalidades com o Prêmio à Excelência Musical e o Prêmio da Junta Diretiva deste ano?, disse Gabriel Abaroa Jr, Presidente/CEO da Academia Latina da Gravação. ?Cada trabalho individual dos homenageados na indústria da música latina provou ser indelével e sem dúvida continuará a inspirar nossas culturas e comunidades, ao mesmo tempo em que contribui para criar um legado artístico inestimável?.

Paulistano paulista radicado no Rio desde os seis anos de idade, Nelson Motta participa da cena musical desde os tempos da bossa nova, ao lado de nomes como Edu Lobo e Dori Caymmi. Há exatos 50 anos foi vencedor do Festival Internacional da Canção com ?Saveiros? (Motta /Dori Caymmi), interpretada por Nana Caymmi.

Nelson ajudou a impulsionar o rock brasileiro e dirigiu e produziu cantoras como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa. Compôs mais de 300 canções com parceiros como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Marcus Valle e Erasmo Carlos. Motta trabalhou como diretor artístico da Warner Music, produziu projetos para a extinta PolyGram, e pode ser considerado como um dos primeiros artistas multimídia no Brasil.

Como escritor lançou os best-sellers ?Noites Tropicais? e ?Vale tudo ? o som e a fúria de Tim Maia?, que, juntos, venderam mais de 300 mil cópias. Os romances “Ao som do mar e à luz do céu profundo?, ?O canto da sereia? e ?Bandidos e mocinhas?, além do livro de histórias ?Força Estranha?, permaneceram na lista dos livros mais vendidos por semanas. Em 2014, ano em que completou 70 anos, Nelson Motta recebeu de O GLOBO o prêmio Faz a Diferença na categoria Música.

Em 16 de novembro serão entregues também os Prêmios à Excelência Musical a músicos com trajetórias de grande importância artística no campo da gravação. Na edição 2016 os ganhadores são o grupo vocal espanhol de música folk El Consorcio, a cantora mexicana Eugenia León, o cantor e compositor argentino Ricardo Montaner, Ednita Nazario (grande diva da canção de Porto Rico) e o artista ítalo-argentino Piero.