Cotidiano

Negociadores do governo da Colômbia se reúnem com as Farc em Cuba

BOGOTÁ e HAVANA ? Representantes do governo e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) se reuniram nesta terça-feira na capital cubana, pela primeira vez desde que o acordo de paz foi rejeitado no plebiscito do último domingo. O chefe da equipe de negociadores do governo, Humberto de la Calle, e o alto comissário de paz, Sergio Jaramillo, se encontraram com a cúpula da guerrilha para explorar a possibilidade de fazer modificações no acordo que satisfaçam as exigências da oposição liderada pelo ex-presidente Álvaro Uribe.

Apesar da incerteza sobre o futuro do tratado, o governo de Juan Manuel Santos e as Farc decidiram manter o cessar-fogo bilateral.

? O limbo não é uma boa fonte de segurança ? disse nesta terça-feira o ministro da Defesa, Luis Carlos Villegas.

Por quatro anos, as duas partes negociaram um acordo para acabar com 52 anos de guerra que deixaram mais de 260 mil mortos. Mas, no domingo, os colombianos rejeitaram a proposta que estabelecia garantias e deveres para 7 mil guerrilheiros abandonarem as armas.

Líder do movimento pelo ?não?, Uribe e integrantes do seu partido, o Centro Democrático, não compareceram a uma reunião realizada na última segunda-feira entre governo e oposição. Nesta terça-feira, entrevistado por uma rádio, Uribe cogitou se reunir com Santos.

? Se me cabe pedir uma reunião para dizer-lhe o que nos preocupa, eu a peço e vou lá, mas não sozinho, porque somos um grupo ? declarou.