Cotidiano

Negociação para desocupação de escola na Ilha termina em confusão

Vídeo ocupa Ilha do GovernadorRIO – Alunos do Colégio estadual Prefeito Mendes de Moraes, na Ilha do Governador, anunciaram a desocupação da escola nesta segunda-feira. O chefe de gabinete da Secretaria estadual de Educação, Caio Castro, foi à escola para negociar o processo de saída dos estudantes, mas acabou se envolvendo em uma confusão. Ele mandou uma professora calar a boca e foi hostilizado por estudantes e educadores em greve. Casto acabou deixando a unidade sem concluir a negociação. links escolas ocupadas

Segundo o chefe de gabinete, uma professora o xingou seguidas vezes e o chamou de fascista. Ele então a mandou calar a boca e a confusão se formou. O chefe de gabinete afirma que foi cercado por estudantes e teve que sair da escola para não ser agredido.

O colégio Prefeito Mendes de Moraes está ocupado desde o dia 21 de março. Foi a primeira escola a ser ocupada no Rio. Na semana passada, o movimento Ocupa Mendes se envolveu em ao menos dois episódios de confusão e pancadaria com integrantes do movimento Desocupa, que tentava invadir a escola e expulsar os ocupantes.

OCUPA-ILHA2.jpgNeste domingo, um texto foi publicado na página do Ocupa Mendes no Facebook anunciando o rompimento com comando geral do movimento Ocupa. Segundo a postagem, entidades competentes Ubes, Anel e Aerj não estavam dando apoio como eles gostariam, mas tentando atrair militantes políticos.