Cotidiano

Necessidade de pedagogo

A dificuldade em conseguir substituição de pedagogo no Colégio Estadual do Jardim Interlagos em Cascavel mobilizou a comunidade escolar até o NRE (Núcleo Regional de Educação) na manhã de ontem.

A profissional que atua em dois turnos no colégio passou por procedimento cirúrgico e está afastada. Diante da demanda de trabalho, sobretudo, para o encerramento do ano letivo, não há condições de manter os serviços com um profissional a menos.

“Houve reunião da diretoria e pais de alunos do colégio com a chefe do NRE solicitando a substituição de profissional. Há uma demanda grande de trabalho e professores que também adoecem e somente ontem [segunda-feira] três estavam afastados”, diz a auxiliar da direção do colégio Maria Inês Tonin.

Ela comenta que a situação do colégio foi exposta em assembleia com pais e alguns deles estiveram presentes no NRE para que o pedido seja atendido. Segundo Maria Inês, a chefe do NRE de Cascavel, Inez Dalavechia, se comprometeu a avaliar o caso e dar um retorno à direção do colégio.

APP

O presidente da APP-Sindicato Cascavel, Daniel Matoso, disse em nota a respeito da manifestação da comunidade escolar que o “governo com sua política de punições não permite substituição de pedagogas por atestado de saúde nas escolas”.

Ele relata ainda que o mesmo problema que o colégio do Interlagos enfrenta ocorre em outros estabelecimentos de ensino e que isso prejudica o bom andamento escolar e, consequentemente, o aprendizado dos alunos.