Esportes

Natação: Atleta do Cazaquistão surpreende e é ouro nos 200m peito

RIO – No quinto dia de provas de natação na Olimpíada do Rio, o atleta do Cazaquistão Dmitriy Balandin surpreendeu o mundo da natação ao vencer de maneira inacreditável a prova dos 200m peito. Ele deixou para trás favoritos do porte de Yasushiro Koseki, que liderou durante quase todo o tempo, mas ficou sem fôlego nos últimos metros. Balandin fez 2m07s46, contra 2m07s53 do americano Josh Prenot, medalha de prata, e dos 2m07s70 do russo Anton Chupkov. Nas eliminatórias, Balandin havia feito apenas o oitavo tempo: 2m08s20.

Natação10-08? É histórico. Estou realmente feliz, é muito legal ? disse após a prova um exausto Balandin, que nadou na raia 8.

A modalidade havia sido vencida pelo húngaro Daniel Gyurta que, no Rio, não conseguiu se classificar para a final da competição e encerrou sua participação na Olimpíada sem ir ao pódio.

A rodada de disputas por medalhas desta quarta-feira ocorre após noite de gala de Michael Phelps, que subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes na terça: uma sozinho, após vencer nos 200m borboleta (1m53s36) e, em seguida, com os colegas de time, depois da vitória no revezamento 4x200m livre.

Nesta noite, o americano não participa de nenhuma disputa de medalha, mas pode pavimentar o caminho para mais um pódio: às 23h38m, o americano participa da semifinal dos 200m medley masculino para defender seu título olímpico. Estão na mesma disputa os brasileiros Henrique Rodrigues e Thiago Pereira, uma das esperanças de medalha do time brasileiro.

Na quinta-feira, o maior medalhista olímpico de todos os tempos disputa nas baterias dos 100m borboleta, onde também é medalha de ouro.