Cotidiano

Nasce o primeiro 'filho de três pessoas', graças a novo tratamento

RIO – Um menino batizado de Abrahim Hassan, de 5 meses, é o primeiro bebê nascido a partir de uma técnica que usa material genético de três pessoas. De acordo com a revsta científica “New Scientist”, que revelou os detalhes do trabalho, a criança tem DNA de seu pai e sua mãe, mas uma pequena parte de seu código genético vem de um doador.

A grande vantage da controversa técnica é permite que pais e mães com uma rara mutação genética tenham bebês saudáveis. Mesmo assim, só foi aprovada, até hoje, no Reino Unido, após um intenso debate entre parlamentares, acompanhados de perto pela opinião pública. Mas o pequeno Ibrahim tem pais jordanianos, que receberam tratamento de uma equipe americana no México. Embriologistas ouvidos pela revista acham que esse nascimento pode acelerar a aprovação da técnica em outros países do mundo.

“É revolucionário”, disse à New Scientist o cientista Dusko Ilic, do King’s College London.

Segundo a publicação, a mãe do bebê, Ibtisam Shaban, carrega genes da síndrome de Leigh, uma doença letal que atinge o sistema nervoso em desenvolvimento. Os genes dessa doença ficam na mitocôndria, que fornece energia para a célula. A mitocôndia reúne 37 genes que são passados pelas mães a seus filhos. Estas informações genéticas ficam separada da maior parte do DNA, localizada no núcleo da célula.

Cerca de 25% da mitocôndia de Shaban têm a mutação que causa a doença. Mesmo sendo saudável, ela teve dois filhos que nasceram com a síndrome de Leigh e morreram. Por isso, Shaban e o marido, Mahmoud, buscaram a ajuda de médicos no New Hope Fertility Center (Centro de Fertilidade Nova Esperança), em Nova York.