Cotidiano

Nasa libera mais de mil imagens de Marte; confira algumas

RIO — Desde o seu lançamento, em 2005, o Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) envia pacotes com imagens da superfície de Marte, mas este mês o volume de material recebido pela equipe em Terra da Nasa foi particularmente grande. De acordo com Alfred McEwen, a cada 26 meses, o alinhamento dos dois planetas facilita a transmissão de dados, o que permitiu o recebimento de 1.035 fotografias.

O que torna este momento ainda mais especial é que o alinhamento direto entre os planetas, sem interferência do Sol, coincide com o equinócio marciano, quando a luz solar incide diretamente no equador do planeta vermelho, iluminando desde o polo Sul até o Norte, dando ao MRO sua mais completa visão sobre a superfície. Durante o resto do ano, algum dos polos está sempre encoberto.

Em entrevista à “Popular Mechanics”, McEwen afirma que o conjunto de imagens vai ajudar a Agência Espacial Americana a definir possíveis pontos de pouso para futuras missões, como o módulo ExoMars, que será lançado ainda este ano, ou o InSight Lander, planejado para 2018.

As imagens também servem para observação de processos ativos na superfície marciana, como a migração de dunas e jatos de gelo nas regiões polares, além de novos eventos de impactos.