Cotidiano

Nasa divulga primeiras imagens de novo satélite de observação da Terra

RIO ? A Nasa divulgou esta semana as primeiras imagens de alta resolução da Terra captadas pelo satélite GOES-16. Lançado no fim do ano passado, o equipamento, operado pela Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa), vai ajudar a melhorar a previsão do tempo e do clima no planeta.

Primeiro exemplar de uma nova geração de satélites de observação da Terra americanos, o GOES-16 é dotado de sensores capazes de registrar imagens do planeta em 16 dos chamados ?canais?, ou comprimentos de onda: dois em luz visível, quatro em infravermelho próximo e dez em infravermelho. Isso permite aos especialistas distinguirem diferentes estruturas e compostos na atmosfera, como nuvens, vapor d’água, fumaça, gelo e cinzas vulcânicas. A câmera do satélite também tem uma resolução espacial quatro vezes maior do que as de outros da série GOES, o que também permitirá aos meteorologistas observarem fenômenos climáticos em mais detalhes.

imagem goes 16 1.jpg

– Ver estas primeiras imagens do GOES-16 é um momento fundamental para a equipe de cientistas e engenheiros que levou o satélite para o lançamento e agora está preparada para excplorar as novas possibilidades de previsões com seus dados e imagens ? diz Stephen Volz, vice-administrador de serviços de satélites e informações da Noaa. – Estas imagens incrivelmente nítidas são tudo que esperávamos com base nos testes antes do lançamento. Estamos ansiosos para estudá-las com nossos parceiros da counidade de meteorologia para tirar o maior proveito possível deste fantástico novo satélite.

De sua posição geoestacionária a cerca de 35 mil quilômetros de altitude, o GOES-16 pode produzir uma imagem completa do disco terrestre a cada 15 minutos, de todo os EUA continental a cada cinco minutos e ser direcionado em apenas 30 segundos para observar fenômenos ambientais de alto impacto como tempestades, furacões, incêndios florestais e erupções vulcânicas.

imagems goes 16 2 lua.jpg

– Estas imagens são muito mais do que apenas belas fotos, elas representam o futuro da observação e previsão do clima ? diz Louis W. Uccellini, diretor do serviço nacional de previsão do tempo da Noaa. – As imagens em alta resolução do GOES-16 nos darão uma visão mais nítida e detalhada de sistemas climáticos perigosos e revelar diversas características que outros instrumentos anteriores podem ter deixado passar, e a alta velocidade de renovação destas imagens nos permitirão monitorar e prever a evolução destes sistemas com mais acurácia. E, como resultado, os meteorologistas poderão emitir alertas mais acurados, precoces e confiáveis sobre estes sistemas, fornecendo informações melhores para o gerenciamento de emergências e outros tomadores de decisão.