Variedades

Nasa anuncia duas missões para conhecer melhor o Sol

Meta é fornecer visão mais profunda do universo

Nasa anuncia duas missões para conhecer melhor o Sol

A Nasa, agência espacial norte-americana, selecionou duas missões científicas para estudar a dinâmica do Sol, a conexão da Terra com sua estrela e o ambiente espacial em constante mudança. 

As missões Multi-slit Solar Explorer (Muse) e HelioSwarm vão fornecer visão mais profunda do universo e dar informações cruciais para ajudar a proteger astronautas, satélites e sinais de comunicação como o GPS.

Segundo Thomas Zurbuchen, da Nasa, as missões fornecerão “perspectiva única” sobre os “mistérios” do Sol.

O anúncio é feito um dia depois de a empresa SpaceX ter revelado que 40 satélites da sua rede Starlink, que iam se juntar a uma “constelação” de 2 mil satélites de internet de banda larga, sofreram impacto devido a tempestade geomagnética, que ocorre quando os ventos solares penetram no ambiente espacial ao redor da Terra.

A missão Muse ajudará os cientistas a entenderem as forças que impulsionam o aquecimento da superfície solar e as erupções que são a base do clima espacial, explicou a agência.

Graças a essa missão, será possível observar a radiação ultravioleta extrema do Sol e obter “imagens com a maior resolução já capturada na região de transição solar e da superfície”.

O objetivo principal do estudo é investigar causas do aquecimento, instabilidade da superfície e obter informações sobre propriedades básicas do plasma que cobre toda a superfície do Sol.

Ao mesmo tempo, a missão HelioSwarm registrará as primeiras medições multiescala no espaço, das flutuações no campo magnético e movimento do vento solar conhecido como turbulência.

Estudar a turbulência do vento solar em grandes áreas requer medições feitas simultaneamente de diferentes pontos no espaço e, por isso, o HelioSwarm consistirá numa nave espacial central e oito pequenos satélites em órbita sincronizada.

“A inovação técnica dos pequenos satélites do HelioSwarm, que vão operar juntos como uma constelação, oferece oportunidade única para investigar a turbulência e a evolução do vento solar”, realçou Peg Luce, vice-diretor da Divisão de Heliofísica da Nasa.

ABR