Cotidiano

Nas Paineiras, conforto e história aos pés do Cristo

2016 921481398-201607051525431559.jpg_20160705.jpgRIO ? Debaixo dos braços do Cristo Redentor, as obras ditam o ritmo de mais um espaço que ressurge na paisagem carioca às vésperas dos Jogos Olímpicos. Após 34 anos de abandono, o antigo Hotel das Paineiras volta à cena, totalmente reformado e com uma nova destinação. Em vez de abrigar ilustres hóspedes como no passado, passará a receber parte dos turistas que visitam, de carro, van ou moto, um dos pontos turísticos mais famosos do Rio e uma das sete maravilhas do mundo moderno.

Do lado de fora da construção, parece que ainda há muito a fazer. No entanto, o diretor do consórcio Paineiras-Corcovado, Pablo Morbis, garante que entregará a primeira parte da obra no próximo dia 26, com uma festa para convidados. A inauguração para o público será no dia 30, no sábado anterior à cerimônia de abertura dos Jogos.

? Vai ser com emoção, mas vai. Não tem entrega de obra sem emoção. Esta, especialmente, tem o prazo de entrega para os Jogos Olímpicos ? afirma Morbis, em meio ao vaivém de operários, à nuvem de poeira e ao barulho ensurdecedor dos equipamentos.

Nesta primeira etapa, que custou cerca de R$ 30 milhões, o novo complexo turístico, chamado de Centro de Visitantes Paineiras, terá um museu com exposição permanente, além de bilheteria, loja, lanchonete, bar e restaurante. De acordo com o diretor do consórcio, formado pelas empresas Cataratas do Iguaçu, Bel-Tour e Esfeco, o espaço promete trazer mais comodidade, reduzindo as filas que transformam a visita ao Cristo às vezes num sacrifício. Além da compra pela internet, será possível adquirir os ingressos em quatro máquinas de autoatendimento, localizadas no lado de fora do prédio principal, ou em um dos oito guichês instalados no primeiro andar, onde também haverá uma loja de suvenir.

? Quem não comprar com antecedência pela internet poderá se dirigir a um quiosque de informações. Lá, será distribuída uma senha. Painéis espalhados pelo centro vão indicar o horário para que essas pessoas se dirijam à bilheteria. Então, não precisarão ficar em pé. É um modelo para reduzir ao máximo o tempo em filas ? explicou Morbis.

EXPOSIÇÕES E FILMES

Enquanto aguardam o embarque para subir até o Corcovado, os visitantes poderão conferir a exposição permanente, que se chamará ?Floresta Protetora? e ocupará todo o segundo andar do prédio. Os recursos tecnológicos, com painéis interativos, prometem atrair a atenção da garotada não só para a história do parque como para a sua preservação. Um filme imersivo em 180 graus mostrará toda a riqueza do Parque Nacional da Tijuca. Uma projeção interativa, chamada de ?Cachoeira da Biodiversidade”, apresentará a enorme variedade de espécies da Mata Atlântica presentes no parque. Será possível ainda ouvir os diferentes sons emitidos nas florestas.

? Acho que só não terá cheiro ? brinca a arquiteta Liana Brazil, diretora criativa da SuperUber, estúdio responsável pela exposição. ? Um dos lugares do mundo onde há maior biodiversidade convivendo com o maior número de pessoas é o Sudeste. E o Rio é um dos poucos lugares no planeta onde isso acontece.

O terceiro andar do centro abrigará um setor administrativo e uma exposição temporária, ainda sem data para ser inaugurada. Do lado de fora do prédio, um alpendre, construído em 1915, também foi reformado, mantendo elementos originais, como o piso de cerâmica e as colunas em ferro que sustentavam o antigo telhado. O local, com capacidade para 156 lugares, abrigará o Bar das Paineiras e o fast food saudável Naturê. Sob a cobertura, haverá um restaurante a quilo com 260 lugares. Os clientes farão as refeições num deque com uma vista de tirar o fôlego. Cercado pelo verde da mata, dá para ver o Jardim Botânico e a Lagoa, com o mar de Ipanema e do Leblon no horizonte e o Cristo bem ao lado.

As obras no antigo Hotel das Paineiras começaram em outubro de 2012 e foram marcadas por uma sucessão de embargos e mudanças no projeto, atrasando o cronograma. Em novembro de 2012, o Tribunal de Contas da União (TCU) questionou a ausência de licenciamento ambiental do Ibama, paralisando as intervenções. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também exigiu mudanças no projeto. Na licença, concedida em agosto do ano passado, o Ibama exige que a concessionária apresente relatórios trimestrais sobre as obras. A reforma recomeçou em setembro de 2015.

ESTACIONAMENTO POLÊMICO

Para dar lugar ao empreendimento, 355 árvores foram derrubadas, segundo o consórcio, que afirmou ter replantado 476 mudas de espécies nativas. Outra polêmica foi a construção de um estacionamento, que ainda aguarda a licença ambiental do Ibama. Em nota, o instituto disse que ?a prefeitura se manifestou contrária à implantação do estacionamento, uma vez que sua construção poderá gerar impactos no sistema viário local”.

Inicialmente, estavam previstas 395 vagas distribuídas em um edifício-garagem de dois andares. O Iphan, aprovou, no entanto, um total de 276 vagas.

? Vamos começar a trabalhar essa autorização junto ao Ibama depois que acabar a Olimpíada. Mas essa obra não começará antes de março de 2017 ? afirma Morbis.

Além do estacionamento, a segunda fase das obras prevê, até julho de 2017, o funcionamento de um restaurante panorâmico na cobertura do prédio. O custo total das obras foi estimado em R$ 65 milhões. O contrato de concessão é de 30 de maio de 2012 e tem duração de 20 anos, prorrogáveis por mais cinco.

MEMÓRIA: CRAQUES E PRESIDENTES COMO HÓSPEDES

Inaugurado em 1884, o Hotel das Paineiras tem sua história marcada não só pelas sucessivas tentativas de revitalização, mas também pelos hóspedes famosos, como políticos e craques do futebol. Sua inauguração contou com a presença de dom Pedro II. Décadas depois, hospedou presidentes brasileiros como Washington Luís e Café Filho. Além deles, Getulio Vargas, para fugir das altas temperaturas do verão carioca, realizava reuniões com seus ministros no local, situado a 465 metros acima do nível do mar.

Mitos do futebol brasileiro também frequentaram os seus salões. Em 1962, Pelé costumava jogar damas com Didi durante a concentração da seleção brasileira que conquistaria o bicampeonato mundial, no Chile. Fotos históricas gravaram imagens do Rei e do criador da ?folha seca” em frente ao tabuleiro, observados pelo goleiro Gilmar e pelo eterno capitão Bellini. A tradição permaneceu e as seleções das Copas de 70, que conquistaria o tri no México, e 74 se concentraram no antigo hotel, assim como os times do Botafogo, do Vasco e do Fluminense.

Pequenos escândalos também não faltaram, como o da estada da atriz francesa Sarah Bernhardt, praticamente expulsa do hotel por conta de seu comportamento excêntrico. Dizem as más línguas que ela andava quase nua pelos corredores e costumava entrar nos banheiros masculinos. O hotel fechou em 1982.