Cotidiano

?Não vou ficar zangado com Cunha?, diz Moreira Franco

BRASÍLIA – Moreira Franco, secretário do Programa de Parceria e Investimento (PPI), rebateu a afirmação do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de que seja “eminência parda” e “comandasse” o governo. Nesta terça-feira de madrugada, após o plenário da Câmara determinar sua cassação por 450 votos favoráveis, Cunha culpou o governo de Michel Temer pela sua situação.

? Ele disse que eu era eminência parda. Não sou eminência parda ? declarou Moreira no Palácio do Planalto nesta terça, logo após cerimônia de lançamento de 25 projetos para concessões.

Moreira minimizou a fala de Cunha, ressaltando que o ex-presidente da Câmara dos Deputados passava por “grande dificuldade”.

? Não vou ficar zangado com ele, vou compreender esse momento de grande tensão, grande dificuldade que ele estava vivendo.

Cunha havia dito que Moreira “comandava” o governo, o qual culpava pela sua cassação. O deputado cassado também afirmou que Moreira havia comandado uma articulação que acabou por derrubá-lo, ao apoiar a eleição do novo presidente da Casa Rodrigo Maia (DEM-RJ). Cunha lembrou que Moreira é sogro de Maia.

? É o conjunto político. O processo de vingança da conjuntura. Eu culpo o governo hoje, não que o governo tenha feito alguma coisa para me cassar. Mas quando o governo patrocinou a candidatura do presidente que se elegeu em acordo com o PT, o governo, de uma certa forma, aderiu à agenda da minha cassação. O governo hoje tem uma eminência parda. Quem comanda o governo é o Moreira Franco, que é o sogro do presidente da Casa. O sogro do presidente da Casa comandou uma articulação que fez com que tivesse uma aliança do PT ? havia dito Cunha na Câmara. Além do governo, ele também culpou Rodrigo Maia, e declarou que não teme ser preso.