Cotidiano

'Não tinha nenhum santo', diz governador do AM sobre presos mortos

MANAUS – O governador do Amazonas José Melo (Pros) disse em entrevista na manhã desta quarta-feira à rádio CBN que “não tinha nenhum santo” entre os 56 mortos da chacina no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus.

Ao ser questionado sobre declaração do ministro da Justiça Alexandre de Moraes dando conta de que entre os mortos havia presos que não faziam parte de facções criminosas, ele disse que preferia “não fazer nenhum comentário sobre o que ministro falou”.

– O que eu sei te dizer é que não tinha nenhum santo. Eram estupradores, eram pessoas que eram matadores que estavam lá dentro do sistema penitenciário e pessoas ligadas a outra facção que é minoria no estado do Amazonas e que foi objeto disso – afirmou o governador.

Melo disse ter transferido presos do complexo para uma cadeia desativada no centro de Manaus “para evitar que continuasse acontecendo o pior”. Questionado sobre a precariedade da unidade prisional, ele respondeu:

– A gente não tinha outra alternativa. Se a gente tivesse um outro local para colocar 200 presos que estão ameaçados de morte nós faríamos, mas não tem – afirmou.

O governador disse ainda que a cadeia “foi feita na época da borracha”, em referência às primeiras atividades econômicas da região.

* Especial para O GLOBO