Cotidiano

?Não tenho dúvida que o presidente Fernando Henrique ajuda?, diz Osorio

RIO ? O candidato do PSDB à prefeitura do Rio, Carlos Osorio, afirmou neste sábado que a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso poderá ajudar sua campanha. FHC deverá vir ao Rio na quinta-feira para manifestar apoio à candidatura tucana. Ainda não está definindo se o ex-presidente vai pedir votos a Osorio no horário eleitoral.

O candidato já está mostrando no programa de televisão o apoio do economista Armínio Fraga, presidente do Banco Central no segundo governo FHC. A participação efetiva de Fernando Henrique nas campanhas presidenciais do PSDB sempre dividiu os tucanos. Os então candidatos José Serra, em 2002 e 2010, e Geraldo Alckmin, em 2006, exploraram com cautela a imagem do ex-presidente. Já durante a campanha de Aécio Neves, em 2014, Fernando Henrique teve mais destaque. Osorio disse não temer que a manifestação de FHC o atrapalhe, por uma possível rejeição dos eleitores ao ex-presidente.

? Não tenho nenhuma dúvida que o presidente Fernando Henrique ajuda. Foi um grande estadista brasileiro, é reconhecido como um grande presidente da República e, no contraponto a tudo o que aconteceu no governo Lula, acho que o Fernando Henrique se sobressai mais ainda ? disse Osorio que, caso eleito, pretende usar a interlocução do ex-presidente no cenário internacional para atrair eventos ao Rio. ? Nós perdemos uma enorme oportunidade com as Olimpíadas. Tivemos sete anos com os holofotes em cima do Rio, não montamos um calendário novo de eventos. A indústria hoteleira, a partir do mês que vem, vai estar com uma taxa de ocupação de 35%. Se não revertemos o quadro durante o verão, quando a taxa sobe por causa do réveillon e do carnaval, vamos ter hotéis fechando.

MARACANÃ COM A PREFEITURA

Osorio disse ainda que, se vencer a eleição, vai propor ao estado que a administração do Maracanã passe para o município. O assunto está sendo discutido dentro da prefeitura, em função da crise financeira vivida pelo governo estadual e pelo fato de a concessionária ter devolvido a gestão do estádio ao governo.

? Quando acabar as Olimpíadas, ninguém sabe quem vai cuidar do Maracanã. Minha proposta é que a prefeitura assuma o Maracanã e discuta com os clubes a administração. Minha proposta é uma administração compartilhada com os clubes e a participação de um operador privado, mas com os clubes no processo de gerência.

Osorio acrescentou que a prefeitura poderá alocar recursos no estádio, caso seja necessário. Ainda segundo o candidato tucano, é importante que a concessionária tenha experiência em gestão esportiva.

? Se a prefeitura tiver que colocar recurso público no Maracanã, em um momento inicial, ela deve colocar. O que a gente não pode permitir é que o Maracanã se deteriore e se perca, como hoje é o horizonte dele. Na minha visão, o Maracanã é sustentável com o eixo do turismo e na utilização como praça esportiva e com patrocínios. É um espaço de lazer e entretenimento. O modelo do Maracanã não deu certo porque o operador Odebrecht não conhece do negócio é só estava interessado em dar grandes tacadas imobiliárias. A Odebrecht entrou no Maracanã, vamos falar o português claro, porque tinha o Célio de Barros, o Júlio Delamare, o Museu do Índio, para transformar em um grande shopping center. Quando isso não aconteceu, o modelo de negócios ruiu e ela se desinteressou. Eu quero um operador que seja especialista na área esportiva.