Cotidiano

?Não sou e nem quero ser Temer ou Maranhão?, diz Jorge Viana

BRASÍLIA – O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), esteve no Supremo Tribunal Federal e disse que Renan Calheiros (PMDB -AL) é o presidente eleito do Senado e que se deve aguardar a decisão do pleno do Supremo. Ao ser perguntado se era o presidente, Viana disse que não queria ser “Michel Temer ou Waldir Maranhão” – vices de Dilma Rousseff e Eduardo Cunha – e que ele foi eleito para ser o vice de Renan Calheiros.

? Não sou e nem quero ser Michel Temer ou Waldir Maranhão. Houve decisão séria do STF, temos que respeitar a decisão. Renan é senador. Ele é o presidente do Senado. Afastado ou não, ele foi eleito. Eu fui eleito para ser só vice e vou respeitar. O presidente do Senado é o presidente Renan, afastado ou não afastado. Ele foi eleito. Pode ser que outro no meu lugar metesse os pés pelas mãos. Não tenho nenhuma pretensão, sou um ajudador – disse Viana.

Pressionado, ele disse que sempre assume as funções quando Renan não está na Casa.

? Sempre respondo quando Renan não está aqui. Isso é coisa de advogado (de quem é o presidente). Cancelei a sessão de hoje. Ele é o presidente, e estamos esperando a decisão do Supremo ? disse Viana.

O petista esteve no STF, conversando com o ministro Marco Aurélio, que deu a liminar afastando Renan ado cargo. Ele confirmou que esteve com Renan pela manhã.

? Em uma hora dessas preciso conversar (com Renan). Conversei com o ministro Marco Aurélio. Vou fazer mais conversas para ver se acalma tudo. O Brasil não aguenta esse negócio de dois presidentes, um afastado e outro, foi terrível o que a gente viveu (no caso de Dilma e Temer) ? disse ele.

Viana disse que as votações de hoje foram suspensas e sinalizou que se manterá sem votações até haver condições políticas. A PEC do Teto está marcada apenas para a próxima semana.

? Amanhã, vamos ver o que fazer. Um dia por vez, senão não aguento ? disse ele.

Ele disse que a presidente do STF, Cármen Lúcia, tem uma posição, mas está “sensível”, sinalizando que sabe sua posição.