Cotidiano

?Não sou contrário à Lava-Jato?, diz Gilmar Mendes

RIO – O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta sexta-feira não ser contra as investigações da Operação Lava-Jato. Esta semana, o ministro havia criticado o vazamento de informações de delações premiadas. As declarações de Gilmar acabaram gerando reações de entidades de magistrados.

? Estamos vivendo um momento muito importante e, inclusive, houve equívocos nas informações. Eu não sou contrário à Lava-Jato. Pelo contrário. Tenho defendido o desenvolvimento dessas investigações porque elas contribuíram decisivamente para uma mudança no Brasil ? disse o ministro, em visita a um cartório eleitoral em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Apesar de se dizer a favor da investigação, Gilmar fez ponderações:

? Mas tenho dito também que devemos observar os parâmetros legais. Não se combate crime comentando crime. Então, a gente tem que evitar abusos e excesso, qualquer tipo de constrangimento ilegal. Foi isso o que eu disse.

Gilmar Mendes esteve no Rio para colher mais informações sobre o assassinato de candidatos a vereador na Baixada Fluminense. Ele anunciou que pediu ao ministro da Justiça, Alexandre Moraes, para a Polícia Federal investigar os casos.