Cotidiano

Não mexa com as abelhas! chame a Defesa Civil: 199

Apiário instalado no meio das árvores em área no Reassentamento São Francisco, para aonde são levadas as abelhas

Não mexa com as abelhas! chame a Defesa Civil: 199

 

Cascavel – Nas últimas semanas aumentou, e muito, a quantidade de colmeias no perímetro urbano de Cascavel o que vem mobilizando a Defesa Civil do Município, que é quem faz a retirada das abelhas de forma correta e segura. O serviço orienta a população para os cuidados que devem ser mantidos, já que normalmente elas chegam por meio de uma nuvem, o que é chamado de ‘revoada’ e em torno de 50 minutos formam um cachopa para se fixarem.

Para se ter uma ideia, este ano a Defesa Civil já recebeu 163 chamados. No ano passado todo foram 890 solicitações, quase o dobro de 2020 que totalizou 477 atendimentos. Cerca de 26% das ocorrências envolvendo abelhas com ferrão são enxames provisórios, que param nas residências urbanas para descansarem e encontrarem alimento e segurança. Em menos de 72 horas após o período de descanso, elas se retiram do local e o momento mais perigo é o desta revoada.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Cascavel, Márcio Ribeiro, eles estão acompanhando cerca de 90 ocorrências e o trabalho é feito gradativamente. “Estamos fazendo a retirada de enxames de todos os tamanhos, mas esta semana fizemos a remoção de um dos maiores, com cerca de 40 mil abelhas em um apartamento no Bairro Interlagos”, relatou. Todas as abelhas capturadas pelos servidores da Defesa Civil são levadas para um apiário que foi montado no meio das árvores no Reassentamento São Francisco.

Conforme o coordenador, o campo é o habitat natural das abelhas, porém as mesmas estão tendo dificuldades de encontrarem lavouras, troncos e árvores disponíveis para se abrigarem, se alimentarem e se sentirem seguras. “Diversos fatores como as altas temperaturas irritam esses insetos fazendo com que eles se desloquem para a cidade em busca de vegetação para se alimentarem”, salientou Márcio.

 

Cuidados necessários

Márcio explicou ainda que alguns cuidados devem ser mantidos como, por exemplo, deixar sempre as abelhas concluírem o processo de instalação, manter a distância, fechar portas e janelas, prender animais domésticos como cachorros, gatos e pássaros e acender luzes somente quando necessário. Além disso, é importante não fazer barulho e evitar a movimentação de pessoas e animais, aplicar venenos, fazer fumaça, atear fogo, tentar capturá-las ou remove-las ou ainda tentar espantar com pedras e paus. E, se alguém for picado uma abelha deve procurar atendimento médico.

O serviço de remoção das abelhas é gratuito e pode ser acionado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio do telefone 199. Nos finais de semana, o morador precisa ligar para a central de monitoramento da Prefeitura, por meio do telefone 153 e os atendimentos são feitos pela a gravidade do caso.