Cotidiano

Não há vagas

Quem procura um emprego temporário de fim de ano na Agência do Trabalhador de Cascavel sai de lá da mesma maneira que entrou: desempregado. Isso porque até agora nenhuma empresa solicitou a contratação de novos funcionários para atender uma demanda que aumenta significativamente entre os meses de dezembro e janeiro.

Conforme a gerente da Agência, Marlene Crivelari, quando as admissões ocorrem, geralmente são para os setores do comércio e de serviços. “Mas até agora ninguém nos procurou, mesmo estando na época de contratar”, lamenta.

A expectativa é de que os empregadores divulguem as oportunidades somente na primeira semana de dezembro. “A maioria deles prorrogou para dezembro, pois afirmam que para o movimento do comércio neste mês, o número de funcionários é suficiente. Além disso, o brasileiro tem o costume de deixar as compras tudo para a última hora e é aí que as vagas vão surgir”, afirma Marlene.

Apesar da esperança, Marlene frisa que a oferta não deve ser grande, assim como foi em 2016. “Não há um número definido, mas a nossa expectativa é de que serão poucas vagas para temporários”, diz.

Perfil

Para este período, grande parte das empresas quer pessoas com experiência profissional na área de vendas e com boa comunicação com o público. Outras precisam de profissionais para o setor administrativo, visto que esta é uma época em que a procura pela a abertura de crédito, especialmente no varejo, sobe.